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Funko: a marca de colecionáveis quer crescer no mercado brasileiro
A marca de bonecos colecionáveis, Funko, teve um faturamento de R$ 1,64 bilhão no segundo semestre de 2022 e pretende crescer no Brasil.
Itens colecionáveis são um pequeno prazer para quem já chegou à fase adulta. Muitos colecionam xícaras, moedas, bonecos — como o da Funko — entre outros. Para aqueles que colecionam Funkos Pop, é uma conexão trazer para perto um personagem que foi ou ainda é importante para alguma fase da sua vida.
O que pode parecer um passatempo sem sentido para muitos, é fonte de gastos para os consumidores, mas um mercado promissor para marcas.
O criador da marca americana bonecos colecionáveis que se tornou tão famosa é Mike Becker. Apenas no segundo semestre de 2022, o faturamento da marca foi de US$ 315 milhões.
O produto, que é carro-chefe da marca, são os pequenos bonecos de personalidades famosas, sendo eles de livros, como Harry Potter, filmes, como os Vingadores, e até famosos possuem Funkos seus, como a Família Real Britânica.
Essa marca começou com seu fundador, Becker, e seu amigo, Rob Schwartz, que participavam de vendas de garagem e trocas, à procura de colecionáveis. Em entrevista a Forbes, Mike Becker declara: “Era o que fazíamos durante horas e horas nos fins de semana”.
Foi Schwartz que apresentou a cultura pop a Becker. Juntos, começaram a juntar as paixões. O primeiro pensamento foi de utilizar os bobblesheads, aqueles bonecos cabeçudos. O corpo para o boneco que eles criaram foi apelidado de “computer bob“.
“A partir daí, dei a ideia de também criar um para o restaurante Big Boy. Deu certo”, conta Mike Becker.
O nome “Funko” surgiu para representar que a marca é uma empresa divertida. As primeiras vendas dos bonecos foi feita após Mike levar alguns produtos para uma loja de varejo no Universal Studios. Ao voltar lá no final do dia, foi pego de surpresa ao ser informado que todos os bonecos tinham sido vendidos.
Após focarem em conseguir licença para produzir os bonecos de personalidades da televisão, começaram a crescer. Principalmente quando produziram bonecos do Austin Powers, um personagem de filmes de comédia.
“Saíram 100 mil bobbleheads da nossa garagem. E foi aí que começamos a crescer”, é o que conta o dono da marca.
Depois de trabalharem por um tempo, ainda na garagem de Becker, os amigos finalmente conquistaram seu primeiro escritório. Após isso, a empresa não parou de crescer, grandes marcas agora licenciam os bonecos colecionáveis, tais como Netflix, Disney, Amazon Prime, entre outras.
Na CCXP 2022, o fundador da marca deu um alô aos fãs brasileiros, deixando claro que sabem como os colecionáveis são famosos e que querem crescer ainda mais no mercado latino-americano.
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