Economia
Gasolina vai cair a qualidade? Governo pode mudar composição para baratear o combustível
Ao que tudo indica, o combustível deve passar por uma reformulação em breve. Entenda os motivos e o que esperar.
A gasolina é um combustível fóssil produzido a partir do petróleo. Ela é formada, principalmente, por hidrocarbonetos, que são compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio. A sua composição pode variar, mas existe um padrão estabelecido para o combustível no Brasil.
No entanto, a gasolina está se tornando um combustível muito caro para os consumidores finais do produto, além de ser altamente poluente quando passa pela combustão. No mês de março, mesmo com uma queda nos preços, a média de comercialização era de R$ 5,48 por litro.
Agora, o governo federal está buscando modificar as regras para tornar a gasolina mais barata e também menos poluente. O assunto inclusive já vem sendo estudado pelo Ministério de Minas e Energia, e uma divulgação oficial deve ser emitida em breve.
O que deve mudar na gasolina?
No presente momento, a gasolina no Brasil pode conter até 27,5% de etanol, mas o objetivo é aumentar essa porcentagem para até 30%.
A mudança seria feita aos poucos, de modo que o resultado seria capaz de reduzir o preço do combustível para o consumidor final, além de diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
Quem divulgou a intenção foi o próprio ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira de Cana de Açúcar, no município de Uberaba, em Minas Gerais.
Na ocasião, ele informou que será criada uma comissão para analisar a questão antes da próxima reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
A próxima reunião do grupo ainda não possui data marcada. O que se sabe é que o CNPE é composto por 16 ministérios, todos responsáveis pela política energética do governo federal.
No entanto, antes de quaisquer avanços sobre o tema, os representantes do setor automotivo serão consultados em relação às mudanças e, com isso, deverão dar o “aceite” no acréscimo de 2,5% de álcool na gasolina.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%