Conecte-se conosco

Agronegócio

Geadas preocupam produtores de milho e trigo no Paraná

Adversidades climáticas podem interferir na qualidade dos cereais no Estado e nova frente fria está prevista para os próximos dias

Publicado

em

Novas geadas estão previstas para os próximos dias no sul do país. E a condição apresenta riscos para a produção de milho e trigo do Paraná, que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), 52% do milho safrinha do Estado, apresentam qualidade abaixo das ideais. Menos de 10% das lavouras foram consideradas “boas” no comparativo semanal.

Segundo o analista do Deral, Edmar Gervásio, as adversidades climáticas interferem diretamente neste resultado. Além da estiagem, a geada do final do mês passado também trouxe consequências para os cereais. “As geadas do dia 30 de junho afetaram significativamente o milho segunda safra. Se tivermos formação de geada nos próximos dias, isso poderá gerar impactos muito pontualmente”, afirmou.

A condição climática afeta também o trigo. 90% da produção ainda são consideradas boa pelo Deral, mas o percentual era 5% maior há uma semana.
E segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é de geada forte na maior parte do Estado, nos próximos dias.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS