Empresas
Gerdau irá reciclar plataforma da Petrobras
Companhia produz aço.
A Gerdau (GGBR4) ganhou o leilão para o desmantelamento e reciclagem da plataforma P-33, uma antiga unidade de produção utilizada pela Petrobras (PETR4) no Campo de Marlim, na Bacia de Campos (RJ). O montante da transação não foi revelado pela empresa.
A Gerdau planeja usar a sucata metálica, que totaliza aproximadamente 45.000 toneladas, como matéria-prima em sua unidade industrial em Charqueadas (RS) para a produção de aço. Outros materiais não metálicos serão descartados adequadamente, resultando em uma taxa de reciclagem de praticamente 100% da unidade.
Esta é a segunda plataforma descomissionada pela Petrobras e adquirida pela Gerdau para desmantelamento sustentável no Brasil. Em julho, a empresa comprou a plataforma P-32, uma unidade do sistema de produção anteriormente utilizada pela Petrobras na Bacia de Campos (RS).
A ação GGBR4 encerrou o dia 1 cotada a R$ 22,15.
Gerdau (GGBR4)
Ao realizar o desmantelamento dessas plataformas, a Gerdau contribui para a remoção de uma quantidade significativa de materiais dos oceanos brasileiros, além de aumentar a disponibilidade de sucata metálica, que será transformada em aço de baixa emissão de carbono, totalmente reciclável. Carlos Vieira, diretor de matéria-prima e florestas da Gerdau, destaca que os desmantelamentos devem gerar cerca de 200 empregos no Estado do Rio Grande do Sul.
Anualmente, a Gerdau transforma mais de 11 milhões de toneladas de sucata metálica em aço, sendo aproximadamente 71% do aço produzido pela empresa proveniente do processo de reciclagem. O desmantelamento de plataformas, como a P-32 e P-33, e de navios, é uma das fontes de geração de sucata metálica para a empresa.
A empresa
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Maior recicladora da América Latina, tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material.
Todo ano, são mais de 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. A companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025