Conecte-se conosco

Agronegócio

Gloriosa: conheça essa planta exótica e de beleza singular

Saiba quais as principais características dessa trepadeira e como cultivá-la.

Publicado

em

A gloriosa é uma planta trepadeira herbácea com floração exótica muito decorativa. Apesar de suas folhas apresentarem uma modificação curiosa na extremidade, permitindo sua fixação e ascensão sobre os suportes, suas flores é que são o principal encanto desta diferente espécie, vez que as pétalas aparentam estar invertidas. A trepadeira gloriosa é comumente utilizada para ornamentação, servindo de decoração em pergolados, treliças, grades e cercas.

Contudo, é necessário fazer o replantio da espécie nos períodos adequados, para que ela não perca sua beleza e vigor. Adapta-se ao cultivo em vasos e floreiras, bem como, em canteiros, jardins e outros mais. Sendo assim, ciente das principais características que envolvem essa belezinha, acompanhe as principais dicas para o cultivo da gloriosa.

Propagação

A propagação da gloriosa pode ser feita por meio de sementes, como também, pela separação das raízes tuberosas. Você pode investir ainda em mudas já desenvolvidas que podem ser compradas em viveiros ou floriculturas. Caso opte pelas sementes, é importante realizar a semeadura antes em sementeiras ou balainhos, e esperar até que germinem e fiquem grandinhas.

Solo

A trepadeira deve ser cultivada em solo bem drenável, leve e enriquecido com matéria orgânica. Se o plantio for feito em vasos, certifique-se que os recipientes apresentam orifícios de drenagem e sempre coloque uma camada de pedriscos no fundo antes de preencher com substrato.

Clima e luminosidade

A gloriosa aprecia o clima ameno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical. É preciso especial atenção, todavia, para cultiva-la em locais de inverno rigoroso. Nesse caso, deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-las, protegendo-as das baixas temperaturas. No que diz respeito às condições de luminosidade, o ideal é que seja cultivada sob sol pleno ou meia-sombra.

Irrigação

Essa espécie não tolera estiagem. Desse modo, o ideal é que as regas sejam feitas com frequência. Contudo, nada de encharcar o solo, vez que isso pode contribuir para o apodrecimento das raízes.

Podas

A gloriosa não necessita de podas, sendo apenas necessário que se faça o replantio anualmente, para que a planta cresça cada vez mais vigorosa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS