Tecnologia
Gmail reforça segurança e começa a bloquear e-mails indesejados. Entenda
Para a segurança dos usuários, todos os e-mails enviados em grandes volumes agora precisam passar por um processo de autenticação. Entenda!
A partir de fevereiro de 2024, o Gmail introduziu uma nova regra que vem causando um certo alvoroço entre os usuários: todos os e-mails enviados em grandes volumes precisam passar por um processo de autenticação.
Neil Kumaran, gerente de produto do Gmail, tinha dado a notícia ainda em outubro do ano anterior, destacando que a medida visa aumentar a segurança dos usuários contra fraudes e spam.
Por que o Gmail está fazendoisso?
O principal objetivo do Google com essa nova política é reduzir a quantidade de e-mails indesejados e perigosos, como phishing e malware, que chegam às caixas de entrada dos seus mais de 1,8 bilhão de usuários.
A empresa observou que muitos dos remetentes em massa não tomavam as precauções necessárias para proteger seus sistemas, deixando brechas para que invasores se infiltrassem.
Simplificando a segurança
Kumaran tranquilizou os usuários, afirmando que eles não precisariam se preocupar em entender os detalhes técnicos dos padrões de segurança de e-mail.
A ideia é que, com essas mudanças, os usuários possam confiar mais facilmente na origem dos e-mails recebidos. Para isso, o Google decidiu exigir autenticação reforçada para remetentes que enviam e-mails em grande quantidade.
Impactos das novas regras
Já se notam as consequências dessas mudanças, com usuários reportando erros ao receberem e-mails que não passaram pela autenticação exigida. A partir de abril, e-mails que falharem nesse critério serão definitivamente rejeitados.
O Google esperava que, ao começar a emitir erros temporários com códigos específicos, os remetentes ajustassem seus sistemas para cumprir com os novos requisitos.
Autenticação e a luta contra o spam
Apesar de a Inteligência Artificial (IA) do Gmail já ser bastante eficaz, bloqueando mais de 99,9% dos spams, phishing e malware, Kumaran esclarece que isso não basta. A autenticação dos remetentes de e-mail em massa é uma camada adicional de segurança para tornar as caixas de entrada dos usuários um lugar ainda mais seguro.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp