Bancos
Golpe do empréstimo: como manter seus dados seguros e evitar problemas
Fique atento ao golpe do empréstimo e evite prejuízos! Febraban faz alerta necessário a respeito da situação.
Os golpes têm se tornado cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas, e agora a criação de sites falsos oferecendo empréstimos se consolidou como uma verdadeira fonte de problemas. Sendo assim, é melhor ficar de olho a partir de agora para não cair em uma cilada.
Essa prática consiste em criminosos se passando por instituições financeiras respeitadas, prometendo créditos atrativos e acessíveis. A ação tem gerado inúmeras dores de cabeça para os usuários e, para entender melhor como funciona, continue acompanhando o texto.
Saiba como o golpe do empréstimo funciona
Após o usuário se cadastrar em uma página de procedência duvidosa, os criminosos entram em contato com as vítimas para que elas possam assinar um contrato falso. Esse suposto documento inclui cláusulas como multa por desistência, além de ameaças de negativar o nome do indivíduo caso ele não cumpra com as obrigações.
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de bancos (Febraban), emitiu um alerta a toda a população a respeito do assunto:
“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Este tipo de abordagem é golpe. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para isso.”
Outra orientação importante da Febraban é desconfiar de ofertas de crédito com condições extremamente vantajosas. Sendo assim, para evitar cair em fraudes, recomenda-se realizar pesquisas e verificar se a instituição possui autorização do Banco Central para oferecer esse tipo de empréstimo.
Não acredite em qualquer mensagem de cobrança
A instituição em questão não realiza cobranças e nem emite comunicados relacionados ao pagamento de impostos, parcelas de empréstimos ou oferecimento de qualquer tipo de crédito. Da mesma maneira, não são usados meios de contato, como ligações telefônicas, e-mails, dentre outros.
Por isso, a dica é sempre pesquisar informações em fontes confiáveis, entrar em contato pelos canais oficiais do banco para confirmar ofertas e desconfiar de eventuais mensagens de cobrança.

-
Tecnologia2 dias atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas23 horas atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin