Economia
Governo busca restabelecer Bolsa Verde como apoio às comunidades tradicionais da Amazônia
Programa busca ajudar famílias em situação de vulnerabilidade e que vivem em áreas preservadas da Amazônia. Saiba mais.
O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, planeja trazer novamente o programa Bolsa Verde, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente. Esse programa tem como objetivo fornecer assistência financeira às famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em regiões de preservação ambiental na Amazônia.
A novidade teve anúncio em um evento no Palácio do Planalto para anunciar um pacote ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, trouxe a divulgação oficial da retomada do programa.
Além disso, ela destacou que as famílias em questão receberão apoio do Estado como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à proteção do meio ambiente.
A ministra ressaltou ainda que cerca de 80% das florestas protegidas no mundo estão sob a responsabilidade dessas comunidades tradicionais. Ela também enfatiza o papel fundamental que estas desempenham na preservação dos serviços ecossistêmicos.
Foto: Auxílio Fácil/Reprodução
Conheça mais sobre o programa Bolsa Verde
O programa social tem como objetivo principal apoiar famílias engajadas na atividade de extrativismo na Amazônia. Portanto, ele promove uma forma de economia sustentável que não envolva o desmatamento da floresta.
Ele foi criado e introduzido em 2011, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. O Bolsa Verde concedia um pagamento de R$ 300 a cada três meses para famílias em situação de extrema pobreza que habitavam áreas designadas para preservação ambiental. Portanto, era uma grande ajuda para essas famílias.
A equipe de transição do governo Lula separou aproximadamente R$ 200 milhões do orçamento federal para o financiamento do benefício social. Entretanto, os detalhes acerca do valor que terá destino para cada família ainda não foram divulgados oficialmente.
Durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2017, o programa teve seu encerramento. Porém, o governo Lula tem a expectativa de relançar o Bolsa Verde ainda este ano, em 2023.
A ministra do Meio Ambiente afirmou que o programa tem como meta inicial oferecer o benefício para cerca de 30 mil famílias. Além disso, o valor do benefício pode servir de acúmulo com outros programas sociais, como o conhecido Bolsa Família.

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira