Mundo
Governo de Portugal pretende simplificar serviços públicos; veja lista
Órgãos de governo estão congestionados.
Com o objetivo de promover a uniformização, simplificação e digitalização dos serviços públicos, alcançando um número cada vez maior de cidadãos e empresas, as medidas focam-se na melhoria do atendimento público através de quatro eixos principais: maior articulação, maior flexibilidade, maior simplicidade e acessibilidade para todos.
Para alcançar esses objetivos, foram implementadas diversas iniciativas:
- Atendimento público mais articulado: Introdução de um novo modelo de Governo para o Digital, visando aumentar a comunicação e a articulação entre as áreas governamentais e as entidades da Administração Pública Central.
- Atendimento público mais flexível: Implementação da nova estratégia de atendimento baseada na nova marca integradora gov.pt.
- Atendimento público mais simples: Introdução de um número único de identificação para cidadãos estrangeiros (Número de Identificação Fiscal, Número Nacional de Utente e Número de Identificação de Segurança Social).
- Lançamento de boletins digitais de saúde para grávidas e para saúde infantil e juvenil.
- Desmaterialização do processo de emissão do cheque dentista.
- Atribuição do número nacional de utente em todas as maternidades.
- Simplificação do processo de atribuição do subsídio parental inicial.
- Implementação de gestão de documentos familiar.
- Facilitação do processo de alteração de morada.
- Alargamento do prazo de validade do passaporte eletrónico português de 5 para 10 anos.
- Inclusão de novos cartões na carteira digital id.gov.
- Introdução do serviço digital “Perdi a carteira”.
- Isenção da declaração de exportação.
- Desmaterialização do registo de IVA.
- Criação de um cartão e registo biográfico digital para professores.
- Eliminação da necessidade de pedidos de documentos habilitantes na contratação pública.
- Atendimento público para todas as pessoas: Garantia de acesso aos serviços públicos independentemente da localização ou idioma dos cidadãos.
Essas medidas visam tornar os serviços públicos mais acessíveis, eficientes e adaptados às necessidades dos cidadãos e das empresas, promovendo a modernização e a qualidade do atendimento público em Portugal.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025