Economia
Governo divulga as regras para emitir o novo RG
Na última quinta-feira, dia 17 de novembro, dados sobre a emissão do novo RG foram divulgados pelo Governo Federal.
Para emitir o novo documento do Registro Geral (RG), conhecido também como Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic) divulgou ao público sobre importância da aquisição da nova documentação.
Conforme indica o regulamento, o documento precisa conter os dados básicos do cidadão: nome completo (ou nome social), estado de emissão do documento, CPF, sexo, data de nascimento, validade do documento, naturalidade, nacionalidade, nome do pai, nome da mãe e órgão expedidor do documento.
Além dessas obrigações, o documento também vai requerer a assinatura do titular e será facultativo somente em casos de deficiência, perda de função momentânea ou analfabetismo. Essas são regras comuns aos cidadãos que já possuem o RG, pois a maioria das obrigações irá permanecer no documento.
A novidade encontra-se exclusivamente na apresentação do QR Code como identificação. Abaixo do QR Code, deverá aparecer o Código Estadual. Por conta da inclusão desse código, o novo RG servirá como documentação para viagem justamente por contar com o acréscimo do código MRZ. A particularidade do código MRZ é por ser o mesmo código internacional utilizado em passaportes, ou seja, o RG vai contar como esse documento de viagem por causa do código apresentado.
Além dos códigos que serão acrescentados ao novo documento, o cidadão poderá acrescentar algumas informações, tais como a tipagem sanguínea e, caso seja doador de órgão, poderá acrescentar a informação. Aparentemente, essas são as principais alterações do antigo RG, que ainda está em uso, para o novo RG, que ainda está sendo introduzido.
O RG atual terá prazo de validade?
O documento que a maioria dos brasileiros ainda utilizam será válido até 2032, pois a partir desse ano contará como nula. Já o novo RG, seguindo os padrões da normalidade, irá contar com validade também, agora a diferença é que a idade vai definir o prazo para a renovação.
- A partir dos 60 anos de idade: sem prazo determinado para renovação
- 12 a 60 anos de idade: validade prevista para 10 anos
- 0 a 12 anos de idade: validade de cinco anos
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp