Agronegócio
Governo Federal promulga protocolo de Nairóbi, que trata de exportações
De acordo com o Mapa, medida traz competitividade às exportações do agro
O Governo Federal anunciou a promulgação do Protocolo de Nairóbi. O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida prevê a eliminação dos subsídios à exportação de produtos agrícolas aos membros da Organização Mundial do Comércio (OMC).
De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), a intenção é equiparar as regras do setor agrícola previstas na legislação para os produtos manufaturados, que não podem beneficiar-se de subsídios à exportação. Segundo a diretora de Negociações e Análises Comerciais, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Ana Lúcia Oliveira Gomes, “a Decisão representa uma das principais conquistas alcançadas nos últimos anos nas negociações multilaterais de comércio no âmbito da OMC”.
A Decisão de Nairóbi foi acordada na 10ª Conferência Ministerial da OMC, realizada em 19 de dezembro de 2015, em Nairóbi, no Quênia. Ela trouxe inovações para o sistema do setor, como a eliminação dos subsídios à exportação de produtos agrícolas e a implementação gradual para os países em desenvolvimento.
“São inegáveis os benefícios para as exportações do agronegócio brasileiro e à necessidade de cumprimento de compromisso internacional, em tema cuja liderança brasileira é bastante pronunciada e reconhecida. Isso representa um ganho expressivo para os países em desenvolvimento exportadores de produtos agrícolas, em razão da elevada distorção provocada por esse tipo de subsídios, concedidos normalmente por países desenvolvidos”, acrescenta a diretora.

-
Cotidiano2 dias atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia1 dia atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Agronegócio12 horas atrás
Qual o salário de um piloto de drone agrícola? Conheça a carreira que está bombando
-
Política23 horas atrás
Parlamento de Portugal cria nova força policial para controle de imigração
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Se o feriado cair no sábado, posso folgar depois? Veja o que diz a lei
-
Finanças1 dia atrás
Brasileiros deixam R$ 50 bilhões sem saque no FGTS; como saber quem tem direito?
-
Economia10 horas atrás
Tarifa de 50% dos EUA deve aumentar ou reduzir os preços no Brasil?
-
Economia1 dia atrás
Apostas ilegais crescem: como distinguir plataformas autorizadas pelo governo?