Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo federal sofre ‘incidente de segurança cibernética’

PF e Abin foram chamadas para investigar.

Publicado

em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional foram afetados por um “incidente de segurança cibernética” ocorrido dia 23.

A Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Investigação (Abin) foram acionadas para investigar o incidente.

O sistema é utilizado para o processamento de processos administrativos em nove ministérios e dois outros órgãos, incluindo: o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Fazenda, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério da Previdência Social, Ministério da Igualdade Racial e Ministério das Mulheres, além da Casa da Moeda e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Segundo o MGI, o sistema está atualmente indisponível, mas não houve, até o momento, a identificação de perda de dados ou informações.

“Os serviços oferecidos ao cidadão via GOV.BR não foram afetados. As equipes de TI já estão trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível”, informou o ministério em comunicado.

Governo federal

Um incidente de segurança cibernética é qualquer evento ou série de eventos que comprometem a integridade, confidencialidade ou disponibilidade de informações e sistemas de tecnologia. Isso pode incluir ataques como invasões de redes, malware, phishing, vazamentos de dados, ou qualquer outra atividade maliciosa que afete os sistemas de informática e os dados que eles armazenam e processam. Esses incidentes podem ser causados tanto por agentes externos, como hackers, quanto por falhas internas, como erros humanos ou problemas técnicos.

Ataque hacker

Já um ataque hacker é uma ação deliberada realizada por indivíduos ou grupos, conhecidos como hackers, para explorar vulnerabilidades em sistemas de computação, redes ou dispositivos com o objetivo de obter acesso não autorizado, roubar, alterar ou destruir dados, interromper serviços ou realizar outras atividades maliciosas. Esses ataques podem ser motivados por diversos fatores, como ganho financeiro, espionagem, protesto ou simplesmente pelo desafio técnico. As táticas utilizadas variam e podem incluir phishing, malware, ransomware, ataques de negação de serviço (DDoS), entre outros métodos.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS