Economia
Governo lança cartão Meu INSS Vale+
Instituto Nacional do Seguro Social.
Aposentados, pensionistas e beneficiários permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão antecipar até R$ 150 de seus benefícios por meio do cartão Meu INSS Vale+, lançado dia 28 pelo Ministério da Previdência Social e pelo próprio INSS. A antecipação será descontada diretamente da folha de pagamento no mês seguinte, sem cobrança de juros, taxas ou correções.
O cartão foi desenvolvido para atender necessidades básicas dos segurados, como a compra de medicamentos, alimentos, gás e transporte. “É uma forma de oferecer um valor menor, mas de maneira rápida e sem custos adicionais”, explicou o ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacando que não haverá taxas ou anuidade.
A antecipação do valor será permitida apenas uma vez e será disponibilizada exclusivamente na modalidade crédito, sem possibilidade de saque em dinheiro. O benefício será operacionalizado por instituições financeiras que firmarem acordos de cooperação técnica com o INSS, garantindo segurança e controle no uso do recurso.
Meu INSS Vale+
Para utilizar o serviço, o beneficiário precisará de um cartão físico com chip e senha, fornecido pela instituição financeira conveniada. Além disso, a entidade deverá ter, no mínimo, 12 meses de experiência em operações de crédito similares.
O cartão Meu INSS Vale+ terá limitações específicas. Ele não poderá ser usado para apostas, tanto físicas quanto eletrônicas. Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a restrição visa evitar que o benefício seja direcionado a atividades que possam gerar dependência financeira. “Não faz sentido oferecer um adiantamento para alimentar um vício”, justificou.
Outra regra importante é que o adiantamento não estará vinculado a desbloqueios prévios do benefício. No entanto, o INSS reforça que não se responsabilizará por compromissos financeiros assumidos pelos segurados junto às instituições conveniadas.
Expansão de benefícios do INSS
O Meu INSS Vale+ é mais uma iniciativa para ampliar os serviços voltados aos beneficiários. No ano passado, o governo lançou o Meu INSS+, que oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços de telemedicina, seguros e viagens. Desde então, o programa registrou 32,8 milhões de acessos, segundo o Ministério da Previdência.
A nova medida busca proporcionar maior flexibilidade financeira aos segurados, preservando a segurança e o foco no atendimento de necessidades essenciais.
(Com Agência Brasil).

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Finanças9 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas14 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Finanças4 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas