Investimentos
Governo lança InvestVis, que permite consultas a investimentos
Ministério do Desenvolvimento.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou dia 16 a plataforma InvestVis, que permite consultas sobre investimentos no Brasil e no mundo. A ferramenta, disponível ao público, oferece dados sobre os países que mais investem no Brasil, os setores que recebem maior volume de capital estrangeiro, além das principais tendências globais de investimento.
De acordo com o MDIC, o InvestVis é um recurso inédito no país e visa facilitar o acompanhamento da dinâmica de investimentos, auxiliando tanto o setor público quanto o privado na tomada de decisões estratégicas. O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin destacou a relevância da plataforma, afirmando que ela será um “instrumento valioso para empresas, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e jornalistas”, além de contribuir para o crescimento econômico do Brasil. “Estamos entre os cinco países que mais receberam investimentos estrangeiros em 2023 e seguimos avançando neste ano”, disse.
Criada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), a plataforma reúne dados de fontes públicas como o Banco Central, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e o Centro de Comércio Internacional (ITC). Os usuários podem personalizar consultas, explorando dados sobre investimentos por país, estado, município e setor, além de comparar cenários globais.
InvestVis
No cenário nacional, o InvestVis aponta que o setor de serviços no Brasil recebeu 67,1% dos investimentos externos em 2023, seguido pela indústria, com 18,2%. Os Estados Unidos lideraram os aportes, respondendo por 25,8% do capital estrangeiro, enquanto São Paulo concentrou 49,8% das empresas estrangeiras com filiais no país.
Globalmente, os Estados Unidos e a China se destacam como os principais destinos de investimentos estrangeiros. A plataforma também mostra que, ao longo das últimas décadas, houve uma mudança significativa na dinâmica dos investimentos, com economias em desenvolvimento, como a China, ganhando maior protagonismo.
O MDIC disponibilizou um tutorial no YouTube para orientar os usuários sobre o funcionamento da ferramenta.
(Com Agência Brasil).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas20 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia18 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica