Empresas
Governo prepara novo portal para simplificar abertura de novos negócios
Iniciativa conta com apoio da Receita.
O governo federal, por intermédio da Receita Federal do Brasil (RFB), está em processo de desenvolvimento de um portal unificado com o propósito de simplificar a abertura de empresas no país.
Essa iniciativa busca desburocratizar os procedimentos, promovendo a integração da comunicação entre União, estados, Distrito Federal e municípios.
A simplificação será alcançada por meio da unificação de sistemas pertencentes às juntas comerciais, cartórios, prefeituras e governos estaduais.
Com essa medida, prevê-se a redução do tempo necessário para o registro e legalização de novos empreendimentos, criando um ambiente mais propício ao empreendedorismo.
Governo federal
A integração abrangente dos processos em diferentes esferas visa eliminar redundâncias, prevenir a duplicidade de informações e agilizar os procedimentos, proporcionando uma experiência mais eficiente para os empreendedores.
Além de simplificar os registros e a formalização de novos negócios, o novo portal contribuirá para a padronização de processos, tornando as regras mais claras e uniformes em todo o território nacional.
Uma das principais expectativas é estabelecer uma padronização nacional e aprimorar a experiência do cidadão no processo de abertura e legalização de empresas, tornando-o mais simples e intuitivo para quem deseja iniciar um negócio.
Empreendedorismo
Com essa simplificação e padronização, a mudança pretende impulsionar o empreendedorismo, incentivando a formalização de empresas. Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, essa ação é crucial e está alinhada com um grande anseio da população brasileira.
“As pesquisas do Sebrae mostram que abrir a própria empresa é o segundo maior sonho do brasileiro. O nosso povo tem uma vocação para o empreendedorismo e precisamos reduzir ao máximo a burocracia e aprimorar o ambiente de negócios para que cada vez mais pessoas se sintam motivadas a criar uma empresa, gerando novos negócios, ampliando a oferta de empregos e contribuindo com a economia do país”, afirma.
Décio Lima destaca que o Sebrae tem acompanhado de perto a construção desse novo portal, que tem sido objeto de debates e contribuições coletivas por diversas instituições envolvidas no universo do empreendedorismo no Brasil.
Sebrae
Além disso, o presidente do Sebrae ressalta que a simplificação do processo de abertura de empresas pode atrair investimentos nacionais e estrangeiros, uma vez que um ambiente de negócios descomplicado e eficiente é um fator determinante na escolha de onde estabelecer uma empresa.
“A imagem positiva do Brasil como um local favorável para os negócios pode ser fortalecida com essas medidas, contribuindo para a competitividade do país no cenário internacional”, conclui.
(Com Agência Sebrae).

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção