Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Governo Tarcísio quer agilizar privatização da Sabesp

Companhia de Saneamento de SP.

Publicado

em

Sabesp (SBSP3) isenção de conta para famílias de baixa renda

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer aprovar a privatização da Sabesp (SBSP3) até o fim de 2023 na Câmara Municipal de São Paulo.

Levantamento do Estadão destaca que o governo não quer deixar o assunto para o ano que vem por temer que o recesso parlamentar de início de ano atrase a venda da companhia.

Também traz que lideranças da Câmara Municipal afirmam, no entanto, que o tema da Sabesp não deve entrar na pauta do Legislativo neste ano.

E acrescenta que a aprovação na Câmara é uma exigência do mercado financeiro, que vê na medida mais segurança jurídica à venda da estatal.

Por volta das 10h45 a ação SBSP3 subia 2,29%, cotado a R$ 59.

Privatização da Sabesp (SBSP3)

Vale lembrar que a empresa é a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo e a desestatização já vem sendo estudada desde que a Eletrobras foi privatizada, na metade de 2022.

Inclusive, as autoridades políticas de São Paulo não apenas se inspiram na Eletrobras, como querem implementar o mesmo modelo de leilão na B3 (B3SA3) feito à época.

Na ocasião, a privatização da Eletrobras gerou R$ 96 bilhões ao grupo controlador.

Câmara Municipal de São Paulo

Já o vereador Milton Leite, atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo, quer se reunir nos próximos dias com o braço-direito do governador Tarcísio de Freitas, Arthur Lima, da Casa Civil para tratar da privatização da Sabesp.

Ambos chegaram a conversar, recentemente, sobre o assunto, mas o chefe do Legislativo da cidade diz que ainda não ouviu uma proposta efetiva sobre a contrapartida que o Estado pode oferecer ao município.

Vale destacar que com a privatização da empresa de água e saneamento, o governo estadual pretende antecipar a universalização da coleta e tratamento de esgoto, de 2033 para 2029, com investimento de 66 bilhões de reais.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS