Conecte-se conosco

Agronegócio

Greve de caminhoneiros interrompe chegada de grãos ao porto argentino de Bahía Blanca

Paralisação acontece no ápice da temporada de exportações e tráfego intensificado no porto

Publicado

em

Greve caminhao

As cargas de milho e soja não chegaram ao destino final. Os produtos recém-colhidos tinham destino ao porto de Bahía Blanca, na Argentina. Mas um protesto de caminhoneiros no meio do caminho bloqueou a rodovia e impediu que a carga chegasse até lá.

Veja também: O frio vai elevar o preço dos alimentos no Brasil?

Desde sexta-feira, os caminhoneiros argentinos deram início à manifestação, em que reivindicam melhores salários. Até o momento, nenhum caminhão com grãos deu entrada nos terminais portuários locais, segundo informou o Consórcio de Gestão do Porto de Bahía Blanca.

A greve acontece no ápice da temporada de exportações e em um momento de tráfego intensificado em Bahía Blanca. Em Rosario, principal polo portuário do país, o baixo nível das águas do rio Paraná fez com que as cargas fossem reduzidas em 25%. Com isso, o abastecimento tem sido priorizado em Bahía Blanca.

A mudança fez elevar os preços das exportações e custos logísticos em 300%. O presidente da Câmara de Exportadoras e Esmagadoras de Soja, CIARA-CEC, Gustavo Idígoras, afirma que “o governo provincial precisa agir rapidamente para garantir o fluxo livre”.

Sem sindicato, os caminhoneiros não são pronunciaram sobre a situação.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS