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Grupo Mateus diz não negociar aquisição do Assaí

Companhias atuam no varejo de alimentos.

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Grupo Mateus: Revista Exame elege companhia como melhor varejista do país

O Grupo Mateus (GMAT3) negou qualquer negociação com o Assaí (ASAI3) sobre uma oferta pública de aquisição, de acordo com um comunicado oficial divulgado ontem.

A empresa reafirmou seu compromisso com o planejamento estratégico de expansão na região Nordeste, focando na consolidação e no aprimoramento das rotas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2024 na primeira quinzena de agosto, mostrando um lucro líquido de R$ 324,2 milhões, um aumento de 11,8% em comparação ao mesmo período de 2023.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) chegou a R$ 542,70 milhões entre abril e junho, um crescimento de 7,30% em relação ao ano passado. No entanto, a margem Ebitda foi de 7,10%, apresentando uma retração de 0,8 ponto percentual.

Já a receita líquida cresceu 18,8% em doze meses, totalizando R$ 7,64 bilhões. Em termos operacionais, a Genial avaliou o trimestre como não tão positivo, sugerindo que a análise deve focar mais na direção geral do que em resultados pontuais. A desaceleração nas principais áreas do grupo, tanto anual quanto sequencial, reflete o fraco crescimento das vendas e o atraso no repasse da inflação alimentar.

Grupo Mateus (GMAT3)

A Genial destacou que, apesar das dificuldades, o Grupo Mateus está gerenciando bem seu fluxo de caixa e estrutura de capital através de estratégias como reconhecimento de impostos, redirecionamento de investimentos e otimização de capital de giro. A Genial manteve a recomendação de compra com um preço-alvo de R$ 9, representando um potencial de alta de 27% em relação ao fechamento mais recente.

O Itaú BBA elogiou a rentabilidade superior à prevista e o crescimento de 19% no faturamento anual. No entanto, notou uma desaceleração no crescimento das vendas mesmas lojas (SSS) no atacado, que caiu 5,2 pontos percentuais para 2,0%. O banco destacou o sólido crescimento de 22% no faturamento de varejo e manteve a recomendação de compra com um preço-alvo de R$ 10.

Por sua vez, o Bradesco BBI considerou os resultados do 2T24 neutros a ligeiramente positivos, ressaltando a margem bruta estável e o bom controle de despesas. Embora o lucro líquido tenha superado as expectativas devido à baixa taxa efetiva de imposto, o BBI observou que essa composição pode não ser ideal.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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