Conecte-se conosco

Agronegócio

Guaimbê: esta folhagem pode ser um refúgio de beleza florestal em seu jardim

Publicado

em

O guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), também conhecido como guaimbé, é uma planta de folhagem exuberante e encantadora, que tem conquistado os corações dos amantes de jardinagem. De origem brasileira, o guaimbê é comumente encontrado em áreas de mata atlântica e cerrado, mas também pode ser cultivado na sua casa.

Como cultivar o guaimbê

Imagem: Reprodução / Cobasi

O cultivo do guaimbê, para a alegria de muitos, é relativamente simples, o que faz dele uma escolha muito popular para paisagistas e entusiastas de plantas. Essa espécie se adapta bem a diferentes condições de luz, sendo capaz de prosperar em ambientes com luz solar indireta, meia-sombra e até mesmo luz filtrada em ambientes internos.

Uma das características marcantes dessa espécie é seu crescimento vigoroso, com folhas grandes e recortadas, que criam um aspecto exuberante e tropical no jardim. Para garantir o melhor desenvolvimento da planta, é recomendado fornecer um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem.

Rega

O guaimbê é uma planta resistente e de baixa manutenção. Ele é capaz de suportar períodos curtos de estiagem, mas aprecia uma rega regular, mantendo o solo levemente úmido. Evite o encharcamento do solo para prevenir o apodrecimento das raízes.

Adubo

A adubação também é extremamente importante para promover o crescimento saudável da planta. Para isso, você deve fazer a fertilização uma vez no verão, com um produto mineral, como é o NPK 10-10-10. Já no inverno, é indicado aplicar um adubo orgânico.

Pragas e doenças

Em relação a pragas e doenças, essa espécie costuma ser bastante resistente, no geral. Porém, é sempre bom estar atento a cochonilhas e ácaros, que podem surgir em ambientes mais secos e quentes. Caso identifique problemas, faça os tratamentos específicos para controle assim que possível.

Cuidado!

Mesmo com toda a facilidade de cultivo e beleza exuberante, o guiambê deve ter uma atenção especial em casas que possuam cães, gatos ou crianças pequenas. Isso porque se trata de uma planta venenosa, então deixe longe dos pequenos e dos pets.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS