Economia
Guiabolso permite transferências bancárias instantâneas e sai na frente do PIX
Guiabolso libera funcionalidade que permite transferências de bancos diferentes entre pessoas físicas de forma instantâne.
O Guiabolso liberou uma função em seu aplicativo que permite transferências de bancos diferentes entre pessoas físicas de forma instantânea, saindo à frente do PIX, o sistema coordenado pelo Banco Central.
O PIX só entrará em vigor no mês de novembro.
A funcionalidade possibilita a utilização das contas que as pessoas já têm em seus bancos, não sendo necessário criar uma nova para movimentar valores, inclusive para pessoas que não são clientes do portal, disse o presidente do Guiabolso, Thiago Alvarez.
As transações diárias terão os mesmos estipulados atualmente pelos bancos para seus correntistas. A função já está liberada para clientes de instituições como Banco do Brasil, Santander Brasil, Banco Inter, C6, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
O portal especializado em finanças pessoais irá arcar com o custo das transações.
Ainda de acordo com Alvarez, transferências feitas a partir de contas de Itaú Unibanco e do Nubank passarão a integrar a funcionalidade nos próximos meses, e plataforma será integrada totalmente ao PIX quando este entrar em vigor.
A operação mostra que as instituições do mercado bancário estão se antecipando para tentar conquistar ou manter clientes antes da implementação global do sistema. O BC criou o PIX visando aumentar a competição entre os bancos. Em plataforma unificada, o usuário poderá fazer transferências bancárias instantaneamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O Guiabolso, que conta com aproximadamente 6 milhões usuários, tem se transformado de um site de finanças pessoais para um iniciador de pagamentos, figura que está em fase de consultas pelo BC e que servirá para facilitar diferentes tipos de operações entre diferentes bancos num só ambiente.
O portal já oferece produtos financeiros como crédito, investimento, cartão de crédito e seguro, todos de terceiros. As funções se assemelham ao open banking, projeto mais abrangente do BC que visa permitir todo tipo de transação bancária a partir de uma plataforma unificada.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia20 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia21 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp