Economia
Guiabolso permite transferências bancárias instantâneas e sai na frente do PIX
Guiabolso libera funcionalidade que permite transferências de bancos diferentes entre pessoas físicas de forma instantâne.
O Guiabolso liberou uma função em seu aplicativo que permite transferências de bancos diferentes entre pessoas físicas de forma instantânea, saindo à frente do PIX, o sistema coordenado pelo Banco Central.
O PIX só entrará em vigor no mês de novembro.
A funcionalidade possibilita a utilização das contas que as pessoas já têm em seus bancos, não sendo necessário criar uma nova para movimentar valores, inclusive para pessoas que não são clientes do portal, disse o presidente do Guiabolso, Thiago Alvarez.
As transações diárias terão os mesmos estipulados atualmente pelos bancos para seus correntistas. A função já está liberada para clientes de instituições como Banco do Brasil, Santander Brasil, Banco Inter, C6, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
O portal especializado em finanças pessoais irá arcar com o custo das transações.
Ainda de acordo com Alvarez, transferências feitas a partir de contas de Itaú Unibanco e do Nubank passarão a integrar a funcionalidade nos próximos meses, e plataforma será integrada totalmente ao PIX quando este entrar em vigor.
A operação mostra que as instituições do mercado bancário estão se antecipando para tentar conquistar ou manter clientes antes da implementação global do sistema. O BC criou o PIX visando aumentar a competição entre os bancos. Em plataforma unificada, o usuário poderá fazer transferências bancárias instantaneamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O Guiabolso, que conta com aproximadamente 6 milhões usuários, tem se transformado de um site de finanças pessoais para um iniciador de pagamentos, figura que está em fase de consultas pelo BC e que servirá para facilitar diferentes tipos de operações entre diferentes bancos num só ambiente.
O portal já oferece produtos financeiros como crédito, investimento, cartão de crédito e seguro, todos de terceiros. As funções se assemelham ao open banking, projeto mais abrangente do BC que visa permitir todo tipo de transação bancária a partir de uma plataforma unificada.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?