Automobilística
GWM registra patente do elétrico ORA Good Cat no Brasil
Maior montadora de veículos da China vai se instalar no país até o final do ano. Ela começou a registrar seus automóveis junto ao INPI.
Em agosto, a maior produtora de automóveis da China anunciou sua vinda ao Brasil. A marca Great Wall Motors (GWM) comprou a fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A montadora irá produzir no Brasil e também importar seus veículos para o país.
Leia mais: Detran arquiva 20 mil processos de suspensão de CNH
Registros de patentes
A GWM já começou a registrar as patentes de seus carros no Instituto nacional da Propriedade Industrial (INPI). Um de seus últimos registros foi o do ORA Good Cat.
O veículo registrado trata-se de um modelo SUV elétrico e é feito pela divisão ORA da montadora. Esta divisão cuida exclusivamente de projetos e modelos elétricos.
Além do Good Cat, a GWM também registrou a patente da picape Poer e dos SUVs Wey Macchiato e o Haval H6.
ORA Good Cat
O Good Cat conta com faróis de LED na parte frontal. Há quem diga que o modelo lembra bastante um Porsche 911 clássico. Na traseira, ele também traz LED, porém este está em uma barra de luz no vidro.
A potência do ORA Good Cat é de 143 cavalos e pode gerar 21,4 kgfm de torque. A bateria de 59,1 kWh é capaz de oferecer 501 km de autonomia com apenas uma carga.
Vendas em 2021
A ideia da GWM é entrar no mercado ainda em 2021, antes mesmo até da sua instalação ficar pronta. A previsão para a fábrica estar em funcionamento foi estipulada ainda para o final do ano.
Mesmo que os veículos iniciais não tenham fabricação brasileira, eles serão importados da China. O valor de cada um deles ainda não foi revelado, mas não deve ficar longe dos concorrentes.
Aliás, o preço dos automóveis no Brasil tem sofrido constantes altas. Portanto, não adianta esperar valores mega atrativos como “promoção” de lançamento. Mesmo que possa oferecer algum benefício ou desconto, os preços serão compatíveis com o mercado.
Investimento
A GWM é a maior fabricante de automóveis da China e deve investir R$ 4 bilhões no Brasil. Todo esse dinheiro será aplicado ao longo de 5 anos. A expectativa é que o foco seja dedicado à produção e venda de SUVs. Picapes também estão nos planos, pelo menos nesse período inicial.
A antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis encerrou as atividades em 2020. Ao todo, 370 funcionários aderiram ao plano de demissão voluntária. Ainda não se sabe quantos empregos a GWM poderá criar no Brasil.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira