Conecte-se conosco

Empresas

Havan: CVM não autoriza pedido para oferta pública inicial (IPO)

Empresário pretendia captar R$100 bi

Publicado

em

Havan: CVM não autoriza pedido para oferta pública inicial (IPO)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) indeferiu pedido de oferta pública inicial (IPO) da varejista catarinense Havan.

Informações de mercado dão conta de que oi pedido partiu da própria companhia que decidiu suspender o movimento e diz pretender voltar com a oferta em “momento oportuno”.

Este “cancelamento” é o segundo, pois em outro momento o empresário Luciano Hang já havia desistido do IPO por não ter atingido o preço que pretendia previamente, por meio de consulta ao mercado.

Havan: CVM não autoriza pedido para oferta pública inicial (IPO)

Havan

Vale lembrar que Hang havia solicitado o pedido do registro à CVM em maio. A varejista tinha como foco levantar R$ 100 bilhões para investir em expansão de lojas e do centro de distribuição; abertura de novas unidades; incremento do suporte do crescimento orgânico; área de tecnologia; reforço do capital de giro.

Para especialistas, a companhia enfrenta desafios para levar adiante seu desejo de abrir capital, como problemas de governança e excessiva dependência do empresário Hang.

Isso porque, segundo analistas de mercado, a governança corporativa da empresa está longe das práticas de empresas abertas.

Outro ponto elencado diz respeito ao conselho de administração, formado por apenas três pessoas, sendo uma delas o próprio empresário.

Acontece que a varejista atende à determinação da Lei das Sociedades Anônimas (SAs), mas não à indicação do colegiado ser composto por entre 5 e 11 membros, feita às companhias de capital aberto pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS