Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Humanidade a salvo: estes trabalhos nunca serão automatizados pela Inteligência Artificial!

Publicado

em

Devido à recente popularização das IAs (Inteligências Artificiais), diversos profissionais foram tomados pelo temor de, em poucos anos, ser substituídos pela tecnologia. Muitas teorias e conjeturas são criadas na internet, e até mesmo alguns governos ao redor do mundo estão criando comitês para debater o tema.

Entretanto, de acordo com especialistas da área, existem algumas profissões que estão mais a salvo do que outros, já que elas se dedicam a atividades que os “robôs” não conseguem desempenhar com sucesso, pelo menos até o momento.

Quais são as profissões que estão a salvo por hora?

A sociedade humana é extremamente complexa e, para que tudo funcione bem, uma gama enorme de trabalhadores precisa realizar as mais variadas funções. Como todos sabem, existem trabalhos extremamente diferentes entre si, com suas complexidades e particularidades próprias.

Logo, querendo ou não, há áreas nas quais a atuação da Inteligência Artificial seria bastante limitada e até mesmo impossível! É claro que é importante salientar que estamos falando das tecnologias disponíveis até agora, pois não há como prever até onde a IA evoluirá no futuro.

Chega de papo e vamos a uma pequena lista com alguns empregos que não podem ser substituídos tão facilmente. Então, como dizia o icônico personagem mexicano Chapolim Colorado, “não priemos cânico”.

Médicos

Os médicos podem respirar aliviados, afinal são praticamente insubstituíveis na sociedade humana. De acordo com dados de pesquisas recentes, a hipótese desses profissionais serem suplantados por organismos artificiais é de 0,4%, uma porcentagem baixíssima.

Isso se deve graças ao nível de especialização que a área exige, pois a complexidade do conhecimento médico necessita de um raciocínio humano para mensurar riscos e fazer diagnósticos, o que continua longe de poder ser replicado por uma IA.

Psicólogos

Para atuar nessa profissão, acima de tudo a pessoa deve ter empatia, ou seja, um sentimento deveras humano e fora do alcance de uma máquina. Segundo alguns estudiosos, essa prática possui somente 0,7% de chances de ser substituída no futuro.

Artistas

É fato que existem algumas Inteligências Artificiais que conseguem fazer desenhos e composições musicais, entretanto, conseguir gerar uma obra 100% original do zero absoluto é outra história. Para entender isso, é importante lembrar que os programas agem de acordo com informações e dados que já existem.

Assim, tais ferramentas ainda não podem criar nada sem que haja uma referência apropriada. Portanto, neste quesito, a criatividade ainda ganha de lavada, já que ela é um atributo praticamente exclusivo do ser humano.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS