Educação
“Humanos merecem saber a verdade”: nova ferramenta permite detectar o uso de ChatGPT
O ChatGPT é uma espécie de chatbot que está sendo muito utilizado. Agora, é possível descobrir se a ferramenta foi usada ou não. Veja!
O ChatGPT é uma tipo de chatbot, ou seja, uma inteligência artificial dedicada ao ato de escrever textos. Recentemente, com a grande popularidade do serviço, alunos estão utilizando o site para elaborar trabalhos e até mesmo provas acadêmicas.
Entretanto, um estudante elaborou uma outra ferramenta, que também utiliza inteligência artificial, mas dessa vez ela é dedicada a desmascarar quem utilizou ou não o ChatGPT.
A ferramenta é gratuita para uso, bastando acessar o site do GPTZero. Já na página inicial a premissa fica bem clara, com a frase “Humans deserve to know the truth” (Humanos merecem saber a verdade). O serviço já foi utilizado por mais de 30 mil vezes, o que é muito, considerando seu lançamento, há uma semana.
Como utilizar o GPTZero para verificar textos?
A ferramenta funciona de maneira muito intuitiva e simples, apesar de só estar disponível em inglês, até o presente momento. Caso queira conferir se algum texto foi realmente escrito por uma pessoa de carne e osso ou pelo ChatGPT, basta seguir os passos abaixo.
Primeiro, é necessário destacar que a ferramenta só permite que 5 mil caracteres sejam analisados de uma vez, então, se o texto for maior que isso, será necessário dividi-lo em partes.
Para utilizar, basta acessar o site, que está disponível no link GPTZero. Depois, acesse a opção Try it. Caso seja professor, existe uma área dedicada aos profissionais da educação.
Depois de logar no site, é só colar o texto que pretende ter analisado e apertar “enter”. Depois que a análise for feita, o site disponibiliza um relatório detalhado e completo, permitindo verificar se foi utilizado ou não o ChatGPT para elaborar aquele texto.
A análise do software é realizada através de padrões humanos e não humanos que podem ser encontrados no texto, como tamanho de frases e afins.
A ferramenta ainda não está totalmente desenvolvida, sendo que no futuro deve ser capaz de realizar análises ainda mais específicas e com conclusões mais certeiras sobre a verdadeira origem dos textos.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida