Economia
Hungria prepara veto ao orçamento da UE e esquema de recuperação
Embaixadores de governos da UE em Bruxelas discutirão o orçamento nesta segunda-feira.
A Hungria pretende vetar o orçamento da União Europeia de 2021 a 2027 e seu plano de recuperação da pandemia caso o acesso aos fundos for condicional à adoção dos governos ao Estado de direito, o que segundo uma autoridade sênior da UE podeve gerar caos dentro do grupo.
Nesta segunda-feira, embaixadores de governos da UE em Bruxelas debaterão o orçamento, seu financiamento e qualquer condição. O porta-voz do governo da Hungria voltou a dizer hoje que Budapeste irá se posicionar contra o pacote, o que o ministro da Justiça da Polônia afirmou que o país também pode fazer.
A UE acusa os governos nacionalistas húngaro e polonês de prejudicarem a independência dos tribunais, da mídia e de organizações não governamentais, e agora ambos enfrentam o risco de perder acesso a dezenas de bilhões de euros em fundos da UE se as novas exigências forem incluídas.
“Se houver um veto húngaro ao orçamento, haverá uma crise”, afirmou um diplomata sênior ligado à reunião dos embaixadores.
Discussões informais sobre o tema já estão em andamento, como discussões entre o chefe da Comissão Europeia, o presidente dos líderes da UE e a chanceler Angela Merkel, presidente alemã da UE, acrescentou o diplomata.
Na semana passada, o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki enviou uma carta às instituições da UE ameaçando vetar o orçamento, movimento que foi repetido pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orban.
“Sua dedução está correta”, disse o porta-voz do governo húngaro, Zoltan Kovacs, quando questionado se a Hungria irá vetar o orçamento de 1,1 trilhão de euros e o esquema de recuperação de 750 bilhões de euros que depende da aprovação de uma lei sobre seu financiamento, a menos que as condições do Estado de direito sejam revistas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025