Tecnologia
IA dá upgrade no Photoshop: Edição de imagens nunca foi tão simples!
Você já imaginou poder editar suas fotos com o Adobe Photoshop sem precisar de basicamente nenhum conhecimento técnico? Com a nova versão A Inteligência Artificial (IA) do software, por mais improvável que pareça, isso está se tornando possível.
É claro que adicionar novos objetos em imagens que nunca existiram verdadeiramente, remover objetos de planos de fundo, inventar paisagens, remover ou adicionar pessoas parece muito legal, mas, ao mesmo tempo, todas essas possibilidades podem representar um verdadeiro perigo para o que consideramos ou não real.
As ameaças da IA no Photoshop
A IA é uma tecnologia que permite que máquinas realizem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecer padrões, aprender com dados, tomar decisões e resolver problemas. Uma das áreas em que a IA está sendo aplicada é a edição de imagens.
Uma das ferramentas mais populares e poderosas para a edição de imagens é o Adobe Photoshop, um software que permite aos usuários criar, editar, retocar e transformar imagens de diversas formas. No entanto, até algum tempo, ele também era um software complexo e difícil de usar, que requeria conhecimento técnico para obter bons resultados.
Para facilitar a utilização do Photoshop pelos usuários sem esse conhecimento, a Adobe lançou uma versão que incorpora recursos de IA. Esses recursos permitem que algumas tarefas que antes exigiam bastante esforço sejam feitas automaticamente, como:
- selecionar objetos;
- ajustar cores;
- adicionar ou remover objetos, fundos, paisagens e afins;
- aplicar efeitos e filtros.
Essa edição de imagens com ajuda da IA pode trazer muitos benefícios, como a economia de tempo, a simplificação do processo, a melhoria das imagens e um maior exercício da criatividade. No entanto, tal tecnologia também pode trazer algumas incertezas e desafios, como:
- perda de controle e de autoria sobre as imagens;
- a questão ética e legal da edição de imagens;
- a dificuldade de distinguir entre a realidade e ficção.
Portanto, cabe a nós avaliarmos e julgarmos até que ponto essa utilização massiva das ferramentas de inteligência artificial é ética e, principalmente, segura para nós como sociedade. Além disso, ao usar esses serviços, é preciso ter consciência e critério, respeitando os limites morais e, sobretudo, legais.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira