Mercado de Trabalho
IA: Ondas de mudança nas profissões! Prepare-se para o impacto!
Muito se especula se as Inteligências Artificiais poderão substituir profissionais humanos. Confira a seguir um estudo que mostra quais serão as profissões mais atingidas por esses sistemas.
Com a popularização das Inteligências Artificiais (IAs) uma série de atividades estão sendo automatizadas pela tecnologia, que fica cada dia mais eficiente. Consequentemente, à medida que os “robôs” vão se aperfeiçoando, o debate sobre a substituição da mão de obra humana se intensifica.
Afinal, é realmente possível que algumas profissões tomadas pelas máquinas? De acordo com um estudo realizado recentemente, existe uma lista de profissões que serão afetadas pela IA. É claro que, mais cedo ou mais tarde, praticamente todas as atividades sentirão o impacto, mas estas em especial irão sofrer bem mais.
O projeto foi realizado pelo Laboratório de Convergência de Mídias, pertencente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Vamos conferir os resultados a seguir.
Quais profissões serão mais afetadas pela IA?
Segundo o estudo, o que mais ameaça os profissionais humanos é a chamada IA generativa, nome dado a um sistema que consegue produzir novos conteúdos e aprender constantemente, ou seja, que evolui. De acordo com o acadêmico responsável pelos dados, esse fato revela uma extrema urgência de atualização por parte dos trabalhadores atuantes nas áreas mais afetadas.
Somente dessa forma será possível que o humano não seja “posto de lado” em prol de alternativas automatizadas. Aqueles que se negarem a aceitar essa nova realidade, mais cedo ou mais tarde, serão descartados.
Dentre as várias atividades que podem ser afetadas pela inteligência artificial, se destacam as que mostraremos agora:
- Engenheiro de software
- Produtor de conteúdo
- Analista de dados
- Designer gráfico
Você consegue perceber que todos os trabalhos citados acima envolvem algum tipo de esforço criativo em sua execução? Pois bem, a sociedade de agora em diante precisa começar a pensar em políticas públicas de requalificação.
Essa é uma observação que diversos acadêmicos ao redor do mundo já fizeram. Caso contrário, haverá uma quantidade massiva de desempregados, o que será um problema para o Estado, quer o governo goste ou não.
Porém, também é importante que o ser humano veja a inteligência artificial como uma aliada, e não uma concorrente. Afinal, sabendo utilizar a ferramenta a nosso favor, é possível realizar grandes coisas!

-
Tecnologia1 dia atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Tecnologia2 dias atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia2 dias atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia2 dias atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Curiosidades1 dia atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso
-
Economia22 horas atrás
Brasil tem mais de 180 moedas sociais — entenda como funcionam
-
Economia18 horas atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Economia4 horas atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante