Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa mantém fôlego e alcança os 105 mil pontos

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,50%, aos 29.303 pontos e o Nasdaq caia 1,28%, aos 11.561 pontos.

Publicado

em

Ao contrário dos Estados Unidos, onde as bolsas operam em direções distintas, aqui o investidor mantém o apetite e segue indo às compras, levando o índice doméstico para os 105 mil pontos. Às 15h25, o Ibovespa registrava alta de 1,99%, aos 105. 578 pontos.

O movimento é puxado pelas ações da Petrobras, que têm valorização de 7,03%. O papel acompanha a alta do petróleo no mercado internacional.

Os bancos também sobem fortemente e ajudam a empurrar o índice para cima. Itaú tem ganho de 3,98%, Bradesco avança 5,23%, Banco do Brasil sobe 5,16% e Santander, +5,43%.

Em meio às compras, os investidores estão atentos ao noticiário doméstico. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, concedeu entrevista à CNN e disse que o Brasil “explode” sem reformas. “O Brasil vai explodir em janeiro se as matérias não forem votadas, o dólar vai a R$ 7,00, a taxa de juros de longo prazo vai subir”, disse.

Já o vice-presidente Hamilton Mourão alertou durante evento digital sobre a possiblidade de um futuro rebaixamento da classificação de risco por parte das agências de rating. Segundo o vice-presidente, o atraso na aprovação do Orçamento de 2021 deve resultar no rebaixamento. Geralmente, essa aprovação ocorre antes do recesso do Congresso (22/12), mas Mourão prevê que a aprovação ocorrerá em torno de abril. O impasse em relação à presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), protagonizado pelos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), é a causa do atraso citado pelo vice-presidente.

Além disso, o mercado acompanha o impasse com a vacina Coronavac. A Anvisa suspendeu os testes com a Coronavac, por morte de um voluntário. O Instituto Butantan afirmou que o voluntário cometeu suicídio e não há nenhuma ligação com a vacina. A notícia surpreendeu a todos, inclusive o governo que tinha anunciado que o primeiro lote da vacina chegaria ao país em 20 de novembro. Hoje, logo cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a suspensão em uma rede social. “Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória (João Dória, governador de SP) queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu o presidente.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,50%, aos 29.303 pontos e o Nasdaq caia 1,28%, aos 11.561 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS