Conecte-se conosco

Mundo

Idosos podem viajar de forma gratuita; veja como

Para as viagens interestaduais idosos podem conseguir passagens gratuitas ou 50% de desconto.

Publicado

em

Idoso, esperando o ônibus

As viagens interestaduais para os idosos ficaram muito mais fáceis agora! De acordo com a Resolução n°1.692, o ônibus deve disponibilizar dois assentos gratuitamente e outros dois assentos para 50% de desconto, caso haja mais beneficiários.

Este benefício é novo para a terceira idade, já que, em agosto de 2021, a PL 2.311/2019, que garante o direito aos idosos de viajar com isenção e com desconto no preço das passagens, foi aprovada. Mesmo sendo um direito assegurado por lei, por muito tempo os idosos eram barrados e ignorados.

As pessoas estão vivendo mais e também estão se tornando cada mais ativas. Com certeza, a indústria do turismo já deve ter percebido isso, por isso, logo deram início em viagens com grupos de pessoas acima de 60. Essa resolução facilitou e tornou possível a garantia de viagens interestaduais idosos de baixa renda.

Conheça seus direitos!

A falta de conhecimento sobre seus direitos faz com que muitos indivíduos se vejam perdidos, é o que relata o último Registro Anual da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que contabilizou 10.214 formas de contato pedindo informações sobre a gratuidade e/ou o desconto para as passagens.

Como ter acesso a este recurso?

  • É de direito dos idosos (60 anos ou mais), obter gratuidade e desconto de 50% nas passagens interestaduais;
  • Deve ser comprovado a renda de até 2 salários mínimos;
  • A compra da passagem deve ser realizada no guichê da rodoviária ou em algum ponto de venda físico;
  • As passagens devem ser para os ônibus convencionais, pode-se escolher o horário desejado;
  • É preciso ter uma antecedência mínima de 3 horas em relação a partida da viagem.

Além disso, o passageiro deve ter em mãos o documento de identidade e a Carteira do Idoso. Quem ainda não possui este documento, pode solicitar através do Centro de Assistência Social (CRAS) ou também pela Secretaria Municipal de Assistência Social da sua cidade.

Em casos da empresa se recusar a dar gratuidade ou o desconto, o idoso pode recorrer e denunciar a empresa responsável pelo transporte. Para registrar uma queixa, deve-se procurar a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ligando para o telefone 166 ou mandando um e-mail para: ouvidoria@antt.gov.br.

Pronto, agora está tudo pronto para a sua viagem interestadual!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS