Conecte-se conosco

Automobilística

Imagens chocantes! China mantém 'cemitérios' de milhares de carros elétricos abandonados

Publicado

em

Confira todos os detalhes para o programa de carros populares do governo

A China investiu pesado e se tornou uma potência na fabricação e venda de carros elétricos. O que muitos não sabem, porém, é que existe um efeito negativo nesse cenário que só aumenta no país.

Estamos falando do acúmulo de carros abandonados em verdadeiros “cemitérios” a céu aberto, em diferentes pontos do país. São milhares de veículos elétricos, novos e usados, cujas imagens são impressionantes. Veja:

Viralizou na internet

Assim que esse fenômeno foi descoberto, diversas imagens foram divulgadas e algumas viralizaram na internet. Elas dão a magnitude do problema enfrentado pelo país.  

Alguns veículos, aparentemente, estão em boas condições, mas, mesmo assim, foram deixados pelos donos nesses espaços que, apesar do tamanho expressivo, já não têm mais vagas para a chegada de novos carros.

De acordo com relatos de moradores, os veículos são modelos recentes de fabricação chinesa, como o Geely Kandi K10 EV, o Neta V e o BYD. Além disso, a maioria dos carros é de cor branca.  

Pouca ou nenhuma rodagem  

Um fato que chama a atenção é que muitos dos carros abandonados ainda têm plástico cobrindo os bancos, ou seja, além de serem novos, isso indica que eles foram pouco utilizados, tiveram uma quilometragem baixa ou sequer tiveram um dono.  

Alguns especialistas acreditam que os “cemitérios” de carros elétricos são efeito direto de um esquema de vendas infladas. Isto é, quanto maior a produção, mais carros entram para os relatórios que as empresas enviam para o governo da China e, por consequência, recebem mais subsídios.  

Pequim, por exemplo, oferece uma série de incentivos fiscais para diferentes setores da indústria, principalmente o tecnológico.

Vendas falsas?

A teoria das vendas falsas tem ganhado força no país. Elas seriam feitas pelas próprias montadoras. Com isso, os carros sequer chegam às lojas. Vale citar, ainda, que a demanda por veículos elétricos não é tão alta na China, apesar do incentivo.

Diante desse cenário, eles acabam sendo levados para esses depósitos, conforme as imagens. O que não deixa de preocupar, no entanto, é o impacto ambiental dessa estratégia.  

Os carros elétricos são mais sustentáveis, mas o abandono e a degradação deles nas natureza, certamente, acarretam consequências graves. As baterias, por exemplo, são prejudiciais à natureza quando expostas ao ar livre.

Até o momento, nenhuma fabricante ou autoridade do governo chinês se manifestou sobre o caso.  

Publicidade

MAIS ACESSADAS