Conecte-se conosco

Economia

Imposto de Renda 2021: Contribuinte já pode saber se caiu na malha fina

Pra ficar bem com o Leão

Publicado

em

Dívidas: Receita Federal lança edital para negociar débitos; saiba tudo aqui

O imposto de renda 2021 encerrou o prazo para declarações dia 31 de maio. Porém, contribuintes que quiserem saber se estão na malha fina devem recorrer à Receita Federal.

De acordo com a instituição, quem cometeu algum erro ao informar os dados à Receita consegue fazer a consulta no Portal e-CAC, que é o centro de atendimento virtual do órgão.

Também disse que será necessário criar uma senha de acesso. O trabalhador que ainda não tem a senha e o código consegue criá-los ao informar os recibos do IR de 2020 e 2021. Se estiver declarando pela primeira vez, basta informar somente o recibo deste ano. Outra opção é usar a senha do gov.br.

Receita Federal - Imposto de Renda IRPF

Imposto de Renda: passo a passo

Ao entrar no e-CAC, no site da Receita, acesse “Meu Imposto de Renda”, do lado esquerdo da tela. Na página seguinte, aparecerá a linha do tempo das declarações entregues. Na de 2021, o contribuinte terá a a informação para saber se o documento enviado caiu na malha fina.

Quem estive com tudo em dia verá a mensagem “Em fila de restituição”, o que significa que o IR 2021 está correto. Quando o dinheiro for pago, aparecerá que a declaração foi “Processada”.

Receita recebeu 34,1 milhões de declarações do IR 2021

Segundo a Receita, foram recebidas 34,1 milhões de declarações do IR 2021, ano-base 2020. Quem não o declarou pode enviar o documento, mas há multa mínima de R$ 165,74. Já quem cometeu algum erro pode enviar uma declaração retificadora.​

Na última segunda-feira, 31, o órgão começou a pagar o primeiro lote de restituição. Nesse momento, a prioridade são os idosos acima de 60 anos e pessoas com alguma deficiência física ou mental, além de pessoas com doenças graves e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Calendário das restituições

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 30 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS