Economia
Imposto de Renda: grupos podem receber isenção em breve; Entenda
Projeto de Lei que prevê isenção do Imposto de Renda para alguns grupos de brasileiros aguarda aprovação. Veja quem será beneficiado.
Alguns grupos podem ganhar isenção no Imposto de Renda e da entrega da Declaração Anual, devido a um Projeto de Lei que está sendo votado pela Câmara. O autor do projeto é o deputado Gurgel (PL), que visa substituir o texto do deputado Jones Moura.
Os grupos em questão são os policiais legislativos, federais e estaduais, bem como os agentes socioeducativos. Esse PL modifica a primeira ideia, que apenas contemplava agentes de segurança pública, como policiais civis federais, rodoviários e penais, além bombeiros e policiais militares.
Recentemente, o texto foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e agora segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
De acordo com Gurgel, a segurança é um dever do estado, e a isenção é um benefício para compensar a insalubridade de trabalho destes profissionais, que acabam arriscando a vida pela proteção da população.
Sendo assim, as situações pelas quais os profissionais estão expostos podem impactar na saúde deles, bem como na saúde familiar, que podem ter gastos extras e um maior empenho para se proteger.
“Nada mais justo que os profissionais que atuam na área sejam isentos do Imposto de Renda, já que os rendimentos são da atividade que é essencial à existência do estado”, disse o deputado.
Jones Moura (PSD), deputado federal, observou que:
“Caberá à Comissão de Finanças e Tributação se manifestar quanto aos aspectos financeiros e de tributos, bem como à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania manifestação quanto à constitucionalidade e juridicidade.”
Como ainda está em votação, não se sabe ao certo se o projeto será aprovado, nem mesmo quando ele entrará em vigor. Ele precisa ainda percorrer pelo Plenário e pelo Senado em busca de aprovação, além das comissões da Câmara dos Deputados onde se encontra agora.
Se aprovado pela Câmara, Plenário e pelo Senado, seguirá para sanção presidencial. Não se sabe ainda a posição de Lula quanto ao Projeto de Lei, mas há otimismo entre os apoiadores para uma aprovação.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025