Conecte-se conosco

Economia

Impostos, taxas de passaporte e inscrições poderão ser pagos pelo Pix

Pagamentos para a União, cobrados via GRU, serão aceitos pelo novo sistema do BC. Expectativa é que tributos estaduais também sejam incluídos.

Publicado

em

O Banco Central do Brasil (BC) e a Receita Federal estão dialogando para autorizar o pagamento de impostos, taxas de passaporte e até inscrições para vestibular e concursos por meio do Pix. O novo sistema de pagamentos e depósitos instantâneos do BC será lançado na segunda-feira, 16 de novembro, e promete revolucionar o sistema financeiro.

De acordo com o chefe de subunidade do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC, Breno Lobo, o pagamento de impostos pelas guias de recolhimento da União (GRUs) devem ser os primeiros. 

“O pagamento das Guias de Recolhimento da União já começam em novembro, mas o Tesouro Nacional ainda terá um cronograma até que o pagamento possa ser 100% realizado por meio do Pix. Estamos em conversas avançadas com a Receita Federal e com as Fazendas dos estados para também inserirmos esses pagamentos de impostos pelo Pix gradativamente”, afirma Lobo.

Além desses tributos, o BC já apontou que algumas despesas, como de água, energia e telefone, já poderão ser pagas via Pix, em novembro. Para a Receita Federal, há empenho para que as tarifas geridas pelo Fisco possam ser liquidadas pelo Pix também neste mês.

“Utilizaremos um QR Code para a identificação do que está sendo pago [dados que usualmente estão no documento da arrecadação]. Para a obtenção e geração do QR Code, serão usados os mesmos sistemas que o contribuinte já utiliza para obter um Darf [Documento de Arrecadação de Receitas Federais]”, disse o órgão por meio de nota oficial. 

De acordo com especialistas, o intuito é que a inclusão do Pix reduza os custos para o governo e aumente a arrecadação para a União e os Estados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS