Empresas
Incra determina cancelamento da venda da Eldorado Celulose
Empresa é uma controlada da J&F Investimentos.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emitiu uma nota técnica ordenando o cancelamento do acordo de 2017 entre a Eldorado Celulose, controlada pela J&F Investimentos, e a CA Investments, subsidiária da Paper Excellence. A informação é do Valor Econômico.
A Eldorado divulgou um comunicado citando a nota do Incra, destacando que o contrato de venda da Eldorado exigiria a autorização prévia do Congresso Nacional e de outros órgãos competentes, o que não ocorreu. A Eldorado informou que orientará seus acionistas sobre a decisão do Incra e, caso haja interesse de ambas as partes em uma nova transação, solicitará autorização prévia ao instituto e demais órgãos competentes.
Após a divulgação da recomendação de cancelamento pelo Incra, as empresas envolvidas na compra e venda da Eldorado Celulose continuam a disputa. A J&F Investimentos, ao tomar conhecimento da nota do Incra, ressaltou que a conclusão do instituto está alinhada com as avaliações da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério Público Federal (MPF). Diante desse novo desenvolvimento, a J&F aguarda a concordância da Paper Excellence para o desfazimento amigável do negócio, seguindo a recomendação do Incra e evitando prejuízos graves às operações da Eldorado.
Eldorado Celulose
A Paper Excellence, por sua vez, interpreta a nota do Incra de maneira diferente, afirmando que o instituto reconheceu a validade do contrato de compra da Eldorado Celulose, mas orientou que a transferência de controle seja autorizada pelo Congresso Nacional.
A Paper Excellence acusa a J&F de agir de forma não ética, criando “factoides” para confundir a justiça e órgãos reguladores desde o início do litígio. A empresa destaca que a operação envolve um investimento em um complexo industrial, não compreendendo a compra de terras rurais. A Paper Excellence afirma seu compromisso com a conclusão do negócio e acusa a J&F de tentar impedir a operação distorcendo o entendimento jurídico sobre uma questão pontual e irrelevante relacionada à propriedade de terras.

-
Loterias2 dias atrás
Ganhador da Mega ainda não resgatou prêmio de R$ 1.418.495
-
Agronegócio1 dia atrás
O que atrai cobras para o quintal e como evitar visitas indesejadas
-
Saúde2 dias atrás
Falência de plano de saúde deixa beneficiários sem atendimento
-
Automobilística1 dia atrás
Encher o tanque até o limite pode custar caro: entenda os riscos
-
Tecnologia2 dias atrás
Dicas rápidas para liberar espaço no WhatsApp e otimizar seu smartphone
-
Empresas23 horas atrás
Polêmica! Restaurante oferece recompensa para identificar clientes insatisfeitos
-
Finanças1 dia atrás
Conheça hábitos que ajudaram Elon Musk e Bill Gates a se tornarem bilionários
-
Tecnologia2 dias atrás
Novo golpe: criminosos enviam e-mails em nome da Receita