Economia
Índia prepara acordo de livre-comércio com Reino Unido; veja
Trata-se de suspensão de tarifas.
A Índia está prestes a suspender a maioria das tarifas sobre quatro nações europeias em um acordo que está sendo considerado um “divisor de águas”, prevendo investimentos de até US$ 100 bilhões ao longo de 15 anos e a criação de um bilhão de empregos para a quinta maior economia do mundo.
O acordo comercial com os países da Associação Europeia de Livre Comércio, que não fazem parte da União Europeia, foi firmado antes das eleições gerais do país, programadas para os próximos meses, as quais poderiam resultar na reeleição do primeiro-ministro Narendra Modi para um terceiro mandato consecutivo.
O governo indiano tem fechado uma série de grandes acordos comerciais nos últimos anos, estando atualmente em negociações para um acordo com o Reino Unido.
“Isso marca um novo capítulo e um ponto de virada nas relações bilaterais entre a Índia e os países da Associação Europeia de Livre Comércio – Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein”, compartilhou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em comentários divulgados no Twitter.
O objetivo da Índia com este acordo de livre comércio é impulsionar suas principais exportações, incluindo serviços de TI, serviços empresariais e serviços audiovisuais, conforme explicou o ministro do Comércio e Indústria, Piyush Goyal.
Além disso, o acordo também inclui disposições para o reconhecimento mútuo em serviços profissionais, tais como enfermagem, contabilidade e arquitetura, conforme detalhou um comunicado do governo indiano.
Reino Unido
O Reino Unido, oficialmente conhecido como Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é um país soberano localizado na costa noroeste da Europa. É composto por quatro nações constituintes: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Sua capital é Londres, uma das principais cidades do mundo em termos de influência política, cultural e econômica.
O Reino Unido tem uma rica história, desempenhando um papel significativo em eventos mundiais ao longo dos séculos. Foi um império colonial poderoso durante os séculos XIX e XX, e sua influência se estendeu por grande parte do mundo. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, muitos dos territórios coloniais do Reino Unido obtiveram independência, marcando o fim do Império Britânico.
Atualmente, o Reino Unido é conhecido por sua economia diversificada, incluindo setores como serviços financeiros, manufatura, tecnologia, turismo e educação. Ele desempenha um papel importante na política global como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e é parte integrante de organizações internacionais como a União Europeia (até 2020) e a OTAN.
(Com Agências Internacionais).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp