Economia
Índice de Confiança de Serviços (ICS) cai 1,5 p.p. em dezembro
Com o resultado, indicador passa a 92,2 pontos, menor nível desde fevereiro de 2021
Menor patamar, desde fevereiro de 2021 (89,2 pontos), o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,5 ponto percentual (p.p.) em dezembro (terceira queda seguida), atingindo 92,2 pontos, o que representa um recuo de 9,5 p.p. no quatro trimestre deste ano (4T22). Se consideradas as médias móveis trimestrais, o indicador apresentou redução de 3,2 pontos.
De acordo com informações divulgadas, nesta quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o resultado negativo do ICS sofreu maior influência do declínio das avaliações sobre a situação atual, assim como pela deterioração de expectativas para os próximos meses.
Refletindo o momento negativo, o Índice de Situação Atual (ISA-CST) retraiu 2,6 pontos, para 94,3 pontos, o que corresponde ao menor nível desde março (90,9 pontos). Na avaliação da FGV, tal desempenho decorre, tanto da piora do indicador que mede o volume de demanda atual (queda de 2,8 pontos), para 93,8 pontos, quanto pelo indicador da situação atual dos negócios (recuo de 2,3 pontos), para 94,8 pontos. Ambos os indicadores recuaram ao menor nível, desde março deste ano.
Com as perdas registradas em dezembro, o último trimestre do ano praticamente anula os ganhos obtidos pelos trimestres anteriores (segundo e terceiro), acentua o economista do Ibre/FGV, Rodolpho Tobler.
“A piora no mês foi influenciada pela percepção de desaceleração no ritmo dos serviços e piora das perspectivas sobre os próximos meses. Além disso, a disseminação entre os segmentos confirma esse momento mais negativo e sugere uma desaceleração da atividade que tende a se prolongar no início do próximo ano”, observou Tobler.
Em outro ponto, a sondagem da FGV mostrou queda de 0,6 ponto no Índice de Expectativas (IE-S), que foi a 90,1 pontos, nível mais baixo, desde abril de 2021 (88,7 pontos). Também regressivos foram os dois componentes do índice: o indicador que mede a demanda para os próximos três meses, que caiu 0,3 ponto, indo a 91,2 pontos, e o que projeta tendências de novos negócios nos próximos seis meses, que exibiu recuo de 0,8 ponto, para 89,2 pontos.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes