Conecte-se conosco

Tecnologia

Infância livre de telas: O fascinante motivo por trás da decisão na Irlanda

Publicado

em

Uma das principais justificativas para manter as crianças afastadas de celulares com acesso à internet é o perigo da exposição a conteúdos inadequados. Esses pequenos seres se encontram em uma fase neurológica sensível, podendo ser expostos a materiais violentos ou abusivos.

Também é importante dizer que diversos especialistas alertam sobre os efeitos prejudiciais do uso de telas, especialmente de celulares, no aprendizado, na fala, no comportamento e no sono das crianças. Por isso, uma cidade da Irlanda adotou uma medida bem inusitada: proibir o celular para crianças. Confira mais detalhes sobre o caso:

Pais se reuniram para proibir celulares para crianças em cidade da Irlanda!

Conforme os relatos do jornal The Guardian, associações de pais de oito escolas primárias na cidade de Greystones adotaram uma forma para proibir o uso de celulares. Laura Bourne, mãe entrevistada pelo jornal, explica que ao fazer isso coletivamente, as crianças não se sentem excluídas e fica mais fácil de dizer não.

A medida estabelecida pelos pais proíbe o uso dos dispositivos em casa, nas escolas e em outros lugares até que as crianças atinjam o ensino médio. Essa ação é um exemplo raro em um mundo cada vez mais digitalizado, ainda mais quando muitas vezes as crianças têm acesso cada vez mais cedo as telas.

Conforme o artigo, já existem leis que proíbem o uso de celulares em sala de aula. Porém, a influência das outras crianças que tinham acesso aos dispositivos em casa era um desafio a ser enfrentado, pois causava efeitos colaterais negativos para a sociedade irlandesa.

Essa medida foi criada devido ao elevado nível de ansiedade que estava sendo observado nas crianças durante o início da pandemia de covid-19. Essa ideia recentemente ganhou força e o Ministro da Saúde da Irlanda, Stephen Donnelly, recomendou que se tornasse uma política nacional.

Além disso, os pais estão unidos ao admitir que seus filhos estão mais tranquilos, brincam mais e estão se desenvolvendo de maneira saudável. Fora os resultados positivos nas crianças, como um sono melhor e a concentração ainda mais aguçada.

Publicidade

MAIS ACESSADAS