Conecte-se conosco

Economia

Inflação acelera para todas as faixas de renda em fevereiro, mostra Ipea

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Publicado

em

A inflação no mês de fevereiro apresentou um aumento em todas as faixas de renda, com as famílias de renda média alta sendo as mais afetadas pelo aumento nos preços, especialmente nas mensalidades escolares e nos combustíveis.

Esses dados foram divulgados no Indicador Ipea de Inflação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

De janeiro para fevereiro, houve um aumento de 0,88% na inflação no segmento de renda média alta, marcando a maior alta no período. Por outro lado, a menor inflação registrada para o mesmo período, de 0,78%, foi observada na classe de renda muito baixa, influenciada pelo aumento dos preços dos alimentos em domicílio e das tarifas de ônibus urbano e de integração.

No acumulado de 12 meses até fevereiro, as famílias de renda muito baixa apresentaram a menor taxa de inflação (3,56%), enquanto a faixa de renda alta registrou a taxa mais elevada (5,44%).

Inflação

Em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, o aumento nos preços dos alimentos e bebidas foi o principal fator de impacto para as classes com rendas mais baixas. Itens importantes da cesta de consumo, como arroz (3,7%), feijão (5,1%), batata (6,8%), cenoura (9,1%), ovos (2,4%) e leite (3,5%), refletiram esse aumento. O grupo de transporte também teve impacto na inflação das famílias de menor renda, devido aos reajustes nas passagens de ônibus urbano (1,9%) e no transporte público por integração (9,4%).

Por outro lado, para as classes de renda média, média alta e alta, o aumento nos preços das mensalidades escolares foi o principal fator de pressão inflacionária em fevereiro, com um aumento de 6,1%. Apesar dos reajustes nos preços da gasolina (2,9%) e do etanol (4,5%) também contribuírem para a inflação das famílias de renda mais alta, a queda de 10,7% nas passagens aéreas aliviou significativamente a inflação nessa faixa de renda.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS