Automobilística
Inovação ou excentricidade? Saiba tudo sobre o SUV elétrico chinês sem vidro traseiro
Um carro que não possui vidros traseiros traz certa curiosidade. Conheça o Polestar 4, novo SUV chinês que não possui o vidro traseiro.
Você já imaginou dar uma voltinha em um veículo sem um vidro traseiro? Muitos podem estranhar só de imaginar a situação. A Polestar, antes da compra da Volvo pela Geely, era a divisão de carros esportivos. Agora, como marca independente, a Polestar traz num novo veículo, o qual foi apresentado na Shanghai Motor Show.
O Polestar 4, assim como seus antecessores, tem como principal intenção o foco no desempenho, dessa vez em formato de um SUV cupê.
Foto: Reprodução / Polestar 4
Esse novo veículo pode parecer semelhante ao Polestar 3, seu antecessor, no quesito dimensões. No entanto, é mais baixo e largo.
O problema dos SUVs cupê está nos vidros traseiros, que têm um perfil inclinado da coluna C, com um espaço vertical curto, como o Volvo C40 Recharge. Isso traz dificuldades para o motorista no momento de olhar pelo retrovisor.
Se o vidro traseiro é o problema e a visão do motorista por ele é prejudicada, por que se preocupar em incluir um vidro na parte de trás do veículo? Com isso em mente, os designers da Polestar decidiram não incluir. Dessa forma, a parte traseira do veículo é completamente sólida.
Sem janelas traseiras, não há a necessidade nem mesmo de se preocupar com o limpa-vidros, o que melhora a aerodinâmica, a complexidade e ainda diminui o peso do veículo.
Mas como se pode dirigir um veículo sem essa área de visão? Para isso, o motorista irá contar com um sistema de retrovisores com câmeras traseiras.
Os passageiros dos bancos traseiros nem mesmo sentirão a falta do vidro, isso porque as janelas laterais irão se estender até os encostos da cabeça. Além disso, é padrão do veículo um painel de teto de vidro completo.
Aos poucos, a Polestar está tentando afastar o design de seus veículos do design dos carros da Volvo, agora que é uma marca independente.
O Polestar 4 poderá ser encontrado com o motor simples ou com motor duplo, a sua bateria é de 102 kWh e conta com a nova plataforma SEA, que foi desenvolvida pela Geely. Esse veículo terá 272 e ainda terá um alcance de 480 quilômetros.
Ainda é preciso dar o devido destaque ao Supervision, um painel de 10,2 polegadas com diversas funções, sendo a mais diferenciada a emulação de um ambiente virtual que contará com outros usuários ao redor do veículo.
Esse veículo começará a ser produzido em novembro de 2023, dessa forma, terá sua venda iniciada até o final do ano, na China, posteriormente, entrando no mercado europeu e americano.

-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia15 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia13 horas atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia2 dias atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”