Cotidiano
Inscrições para o Prouni iniciam hoje
Dados do Ministério da Educação.
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começam nesta terça-feira (23). Os interessados têm até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.
A inscrição é gratuita e os resultados da 1ª e 2ª chamadas serão anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O período para manifestação de interesse na lista de espera vai de 9 a 10 de setembro, com o resultado sendo divulgado em 13 de setembro.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, com uma nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação, conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC).
ProUni
Além disso, é necessário que o candidato atenda aos critérios socioeconômicos, incluindo renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e até três salários-mínimos para bolsas parciais. O cadastro deve ser feito no login Único do governo federal pelo portal gov.br.
No momento da inscrição, os candidatos precisam:
- Informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos;
- Preencher dados cadastrais próprios e do grupo familiar;
- Selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e os critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.
O MEC destaca que a escolha dos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações detalhadas sobre a oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) estão disponíveis na página do Prouni.
O Programa
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo brasileiro que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior a estudantes brasileiros de baixa renda. Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atender a critérios socioeconômicos específicos, como ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e até três salários-mínimos para bolsas parciais.
Além disso, é necessário que o candidato tenha alcançado uma nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na redação. As inscrições para o ProUni são gratuitas e realizadas online, onde os candidatos podem selecionar até duas opções de curso, turno e instituição. O programa visa democratizar o acesso ao ensino superior, proporcionando oportunidades educacionais para estudantes de baixa renda.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking