Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

INSS revelado: 6 Doenças que liberam aposentadoria por invalidez!

Se você não saber quais as doenças te asseguram da aposentadoria pelo INSS, como muitas pessoas, confira esta publicação e fique por dentro.

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza diversos benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social, dentre eles, a aposentadoria por incapacidade permanente, antes chamada de aposentadoria por invalidez. Ela atende segurados que sofreram acidentes ou possem alguma doença grave.

Para receber, é necessário apresentar documentos que comprovem a enfermidade, como laudos, receitas e exames médicos, além de passar por uma perícia médica.

Existem diversas condições graves que dão direito ao benefício, mas poucas pessoas têm conhecimento. Geralmente, é exigida uma carência de 12 meses de contribuição antes da solicitação, mas algumas condições de saúde isentam o cidadão desse prazo. Conheça algumas delas a seguir.

Doenças que permitem a aposentadoria no INSS

Confira a seguir a lista de condições que garantem a aposentadoria por incapacidade permanente do INSS, que antes era conhecida como aposentadoria por invalidez:

  1. Cardiopatia grave: na lista de doenças graves que liberam o benefício estão incluídas condições que afetam o funcionamento do coração, como insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial.
  2. Espondiloartrose anquilosante: a inflamação crônica que afeta as articulações do corpo pode comprometer a mobilidade do paciente e atingir áreas como joelhos, quadris e tórax. Em casos mais graves, ela provoca lesões em outras partes do corpo, como coração, pulmões e coluna, além dos olhos.
  3. Contaminação por radiação: empregados expostos à radiação podem ser contaminados por ela e desenvolver complicações de saúde que afetam os órgãos e os incapacitam ao trabalho.
  4. AIDS: o segurado portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), transmitida pelo vírus HIV e sem cura, pode solicitar o benefício por incapacidade do INSS. A doença compromete o sistema imunológico do paciente, tornando-o suscetível a outras doenças.
  5. Doença de Paget: a enfermidade, mais frequentemente encontrada no crânio, pelve, coluna e pernas, prejudica a estrutura óssea do corpo. A condição enfraquece os ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas e deformidades à medida que o tempo passa.
  6. Hepatopatia grave: doenças graves que afetam o fígado também estão na lista de condições que garantem a aposentadoria por incapacidade do INSS. Essas enfermidades costumam provocar uma deficiência intensa no órgão e piorar com o tempo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS