Mercado de Trabalho
INSS revelado: 6 Doenças que liberam aposentadoria por invalidez!
Se você não saber quais as doenças te asseguram da aposentadoria pelo INSS, como muitas pessoas, confira esta publicação e fique por dentro.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza diversos benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social, dentre eles, a aposentadoria por incapacidade permanente, antes chamada de aposentadoria por invalidez. Ela atende segurados que sofreram acidentes ou possem alguma doença grave.
Para receber, é necessário apresentar documentos que comprovem a enfermidade, como laudos, receitas e exames médicos, além de passar por uma perícia médica.
Existem diversas condições graves que dão direito ao benefício, mas poucas pessoas têm conhecimento. Geralmente, é exigida uma carência de 12 meses de contribuição antes da solicitação, mas algumas condições de saúde isentam o cidadão desse prazo. Conheça algumas delas a seguir.
Doenças que permitem a aposentadoria no INSS
Confira a seguir a lista de condições que garantem a aposentadoria por incapacidade permanente do INSS, que antes era conhecida como aposentadoria por invalidez:
- Cardiopatia grave: na lista de doenças graves que liberam o benefício estão incluídas condições que afetam o funcionamento do coração, como insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial.
- Espondiloartrose anquilosante: a inflamação crônica que afeta as articulações do corpo pode comprometer a mobilidade do paciente e atingir áreas como joelhos, quadris e tórax. Em casos mais graves, ela provoca lesões em outras partes do corpo, como coração, pulmões e coluna, além dos olhos.
- Contaminação por radiação: empregados expostos à radiação podem ser contaminados por ela e desenvolver complicações de saúde que afetam os órgãos e os incapacitam ao trabalho.
- AIDS: o segurado portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), transmitida pelo vírus HIV e sem cura, pode solicitar o benefício por incapacidade do INSS. A doença compromete o sistema imunológico do paciente, tornando-o suscetível a outras doenças.
- Doença de Paget: a enfermidade, mais frequentemente encontrada no crânio, pelve, coluna e pernas, prejudica a estrutura óssea do corpo. A condição enfraquece os ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas e deformidades à medida que o tempo passa.
- Hepatopatia grave: doenças graves que afetam o fígado também estão na lista de condições que garantem a aposentadoria por incapacidade do INSS. Essas enfermidades costumam provocar uma deficiência intensa no órgão e piorar com o tempo.

-
Tecnologia1 dia atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Tecnologia2 dias atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Mundo12 horas atrás
Vai viajar para a Itália? Conheça 6 costumes dos italianos que você pode estranhar
-
Finanças1 dia atrás
Quanto custa ter um filho até os 18 anos? Veja os dados atualizados
-
Economia2 dias atrás
Ranking revelado: as 10 empresas que mais devem aos cofres públicos
-
Tecnologia1 dia atrás
Nada de senhas: 2 maneiras de conectar-se ao Wi-Fi de uma forma segura e prática
-
Artigos1 dia atrás
Lista de carros aceitos pela Uber foi atualizada; veja o que mudou
-
Finanças1 dia atrás
Quem tem direito à pensão vitalícia por morte? Entenda as regras