Conecte-se conosco

Economia

INSS: Tempo no seguro-desemprego entra na contagem da aposentadoria?

Descubra quem possui direito ao seguro e se é possível realizar contribuições junto ao INSS enquanto beneficiário do programa.

Publicado

em

Seguro Desemprego

Quem almeja se aposentar o quanto antes sabe que anos, meses ou até mesmo dias de contribuição podem fazer a diferença. Principalmente quando, em uma determinada época da vida, o trabalhador teve de acionar o seguro-desemprego.

Veja também: Alta da inflação reduzirá em R$ 8 bilhões folga do teto de gastos

Além do trabalhador demitido sem justa-causa, o seguro-desemprego é voltado para quem teve o contrato de trabalho suspenso em razão de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador, pescadores profissionais durante a época de procriação das espécies, em que é proibida a pesca, além de trabalhadores resgatados de condições análogas à de escravidão.

Ao acionar o benefício, muitas pessoas ficam na dúvida se o período de recebimento das parcelas é considerado para a contagem final da aposentadoria.

Porém, a resposta é não. O tempo de contribuição do seguro-desemprego não conta para nada, não servindo também como carência para obtenção de outros benefícios. Ou seja, a participação no programa coloca o trabalhador na posição de segurado apenas enquanto durarem as prestações.

Desempregados ou quem recebe o seguro-desemprego podem contribuir junto à Previdência?

A resposta é sim! Quando o cidadão está sem trabalho, esteja ele recebendo ou não o seguro-desemprego, existe a opção de contribuir junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma facultativa.

Leia mais: Seguro de vida Nubank ou Next: Veja qual cobertura vale mais a pena

Como o nome já diz, facultativo. Neste caso, ele não é obrigado a contribuir, faz se achar válido.

Ademais, vale destacar que o beneficiário do seguro-desemprego só perde o direito ao benefício se ele voltar a contribuir como segurado obrigatório, ou seja, por meio de contrato de trabalho com carteira assinada.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS