Conecte-se conosco

Economia

INSS: Única contribuição pode aumentar valor da aposentadoria; saiba mais

Situação para a contribuição única ocorrerá em determinadas condições

Publicado

em

Uma única contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode aumentar o valor da aposentadoria. Isso mesmo, saiba que os brasileiros que estão próximos de ter acesso à aposentadoria por idade podem ter esse benefício.

Leia mais: Auxílio emergencial: Saiba onde consultar o calendário da 5ª a 7ª parcela

Sempre seguindo as regras do INSS, de ter contribuído no mínimo 15 anos com a previdência social e ter 60 anos de idade para as mulheres e 65 para os homens.

Saiba que a situação da chamada contribuição única não é a mais comum, no entanto, ela pode ampliar a renda do beneficiário. Mas, vale lembrar, sempre tenha cautela e pesquise com especialistas da área do Direito Previdenciário informações. Cada trabalhador é um caso diferente.

Entenda como funciona a contribuição única

A situação para a contribuição única ocorrerá em determinadas condições, ou seja, para que isso ocorra e aumentar consideravelmente o valor da aposentadoria destinada ao segurado.

Diante do fato de que após a reforma o INSS é contabilizado apenas os salários de julho de 1994 em diante, o trabalhador que já tenha atendido os 15 anos de contribuição antes deste período, e a partir de 1995 para cá, teve contribuições baixas junto ao INSS, torna-se vantajoso descartar estas do cálculo.

Veja mais: Programa Vale-Gás será ampliado e vai atender mais de 2 milhões de pessoas

Além disso, caso o segurado faça uma única contribuição sobre o teto previdenciário, equivalente a R$ 6.433,57, ele receberia 60% de um único pagamento, no caso R$ 3.860,14.

Saiba como fazer o cálculo

Depois da reforma da previdência, foi estipulado uma regra de como será feito o cálculo referente ao valor que será dado pelo benefício. É disponibilizado o percentual de 60% da média salarial do segurado que cumpriu o mínimo de 15 anos de contribuição e ainda mais 2% a cada ano que ultrapassa esse período.

Atualmente, o INSS permite descartar contribuições baixas que reduziram a média salarial, e consequentemente o benefício também.

Desta forma, em algumas situações, é vantajoso para o segurado abrir mão de alguns anos de contribuição. Mas, para ter certeza que você terá benefícios com essa contribuição única, é importante realizar este cálculo junto a um advogado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS