Automobilística
Intel cria tecnologia para ajudar motoristas a seguir limites de velocidade
A empresa de tecnologia e mobilidade da Intel, Mobileye, criou um sistema que vai ajudar os motoristas a trafegarem sempre dentro das regras de velocidade nas ruas.
A novidade é capaz de exibir os limites estabelecidos no cluster ou head up display do carro e, ainda, avisa o condutor se o local ou via é muito movimentado, com presença de pedestres e casas.
A ferramenta é chamada de ISA (Intelligent Spped Assist ou Assistente de Velocidade Inteligente). Ela consegue ler placas de trânsito que indicam a velocidade e também alerta sobre outros sinais da pista, como a necessidade de reduzir a velocidade por causa da presença de escolas e crianças.
Decisões rápidas
No comunicado divulgado pela Mobileye, é destacado o fato de que o sistema toma decisões rápidas e age no carro de maneira imediata. Isso fica ainda mais potente se o veículo estiver equipado com algum dos chips criados pela empresa, como o EyeQ4 e o EyeQ6.
De acordo com o vice-presidente de desenvolvimento e pesquisa da empresa, Dr. Gaby Hayon:
“O banco de dados de 400 petabytes da Mobileye de filmagens de direção, reunidas em todo o mundo, nos permite atender rapidamente às crescentes exigências dos reguladores de segurança automotiva com um novo software projetado para nossas plataformas existentes de assistência ao motorista.”
Certificação
De acordo com a empresa, o ISA já possui certificação para operar em 27 países da União Europeia e conseguiu atender as exigências que os órgãos de trânsito da região costumam adotar.
Nesses países, por exemplo, em 2024, será obrigatório que carros novos sejam equipados com mecanismos de identificação de placas em tempo real.
Com a incorporação do novo sistema, a União Europeia espera reduzir em até 30% a quantidade de acidentes fatais gerados por excesso de velocidade.
A Mobileye já informou, inclusive, que três montadoras de carro devem contratar o sistema para instalação nos veículos. Pelo visto, é algo que veio para ficar.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]