Conecte-se conosco

Tecnologia

Inteligência Artificial de Portugal vai se chamar Amália

Recurso deve estar pronto em 2026.

Publicado

em

Imagem mostra ponto turístico do Porto.

Portugal está prestes a lançar seu próprio grande modelo de linguagem (LLM) em português, denominado Amália, com previsão de uma versão final para 2026.

O projeto envolve uma parceria entre o Centro para a AI Responsável, os centros de pesquisa Nova FCT e o Instituto Superior Técnico, com apoio do governo português. O modelo, inicialmente, será disponibilizado em versão “beta” no primeiro trimestre de 2025, buscando receber feedback para melhorias contínuas até seu lançamento final, em 2026.

A principal proposta do projeto é a criação de um LLM focado no português de Portugal, com um forte compromisso com a representatividade cultural e a proteção de dados. De acordo com Dimas, a versão inicial não será perfeita, mas representará um importante ponto de partida para o aprimoramento do modelo.

Inteligência Artificial de Portugal

A parceria já conta com anos de pesquisa, com dados linguísticos desenvolvidos por instituições como a Nova FCT e o Técnico. Também há colaboração com a Unbabel, uma tecnológica especializada na criação de modelos multilíngues, que aportará sua experiência em treinamento de modelos com supercomputadores.

Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam a inteligência humana. Isso inclui processos como raciocínio, aprendizado, reconhecimento de padrões, resolução de problemas, tomada de decisões e compreensão de linguagem natural.

A IA utiliza algoritmos e modelos matemáticos para analisar dados, aprender com eles e, a partir desse aprendizado, fazer previsões, tomar decisões ou realizar ações específicas. Existem diferentes abordagens dentro da IA, como aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado e aprendizado profundo, que são aplicados em diversos campos, como saúde, finanças, transporte e comunicação. A IA busca simular aspectos da inteligência humana, mas com a vantagem de poder processar grandes volumes de dados rapidamente, o que pode gerar soluções mais eficientes e inovadoras.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS