Conecte-se conosco

Economia

Inteligência artificial mostra em qual posto a gasolina é mais barata

Funcionalidade sugere postos de combustíveis próximos ao locais em que o condutor abastece com mais frequência; veja como funciona.

Publicado

em

Combustível

Não é mais novidade que o valor da gasolina no Brasil não para de subir. Recentemente, a Petrobras aumentou o preço na bomba de combustível para R$ 2,03 ao litro, alta de R$ 0,09 em comparação ao último reajuste.

Leia mais: Mudanças nas leis sobre venda de gasolina geram disputa entre empresas

Por este motivo, qualquer economia na hora de abastecer é algo que todos os condutores almejam, na tentativa de fazer o dinheiro render mais no fim do mês. E a tecnologia pode ajudar nessa missão.

Isso porque uma startup de mobilidade criou uma inteligência artificial (IA) que mostra em qual posto de combustível a gasolina está mais em conta. O mecanismo foi desenvolvido pela Ticket Log, empresa voltada para soluções no transporte urbano e logística, batizada de TED.

Com mais de um milhão de credenciados pelo país, para sugerir qual o posto mais próximo para abastecer, a IA faz um mapeamento em tempo real do veículo. De acordo com a Ticket Log, é possível acompanhar em média até 8 abastecimentos por segundo.

No entanto, para que o posto de combustível saia na oferta, ele deve estar cadastrado na base de dados da Ticket Log. No geral, até o momento, a companhia acredita que tenha cerca de mil postos parceiros em todo o país.

Negociação de preços

O TED opera como uma ferramenta de ajuda ao motorista, que passa a ter acesso a diferentes ofertas na hora de abastecer o carro. Isso porque a IA conta com 17 funções diferentes, das quais duas delas são voltadas para a negociação de preços.

A primeira possibilita que o posto de combustível indique os preços ao gestor da frota de transportes. Este, do outro lado, pode consultar a devolutiva do posto no Sou Log+, app da Ticket Log que disponibiliza o TED.

Já a segunda funcionalidade da IA é sugerir postos de combustíveis próximos ao locais em que o condutor abastece com mais frequência. A mesma sugestão é direcionada ao gestor da frota. Uma vez aprovada, a recomendação é enviada ao usuário, que pode utilizá-la para economizar na hora de abastecer o carro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS