Tecnologia
Inteligência artificial x empregos: O impacto das demissões em massa
A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais promissoras e disruptivas da atualidade. Ela permite criar sistemas capazes de aprender, raciocinar e interagir com humanos e outros dados, tudo isso de forma inteligente. Por outro lado, ela também traz desafios e riscos, especialmente para o mercado de trabalho.
Segundo um relatório da empresa Challenger, Gray & Christmas, a inteligência artificial foi responsável por aproximadamente 4 mil demissões nos Estados Unidos em maio deste ano. Esse foi o primeiro mês em que a tecnologia apareceu como uma das causas de cortes de funcionários no país.
A maioria dessas demissões ocorreu em setores como vendas, marketing e recrutamento, os quais são mais suscetíveis à automação e à eventual substituição por ferramentas digitais.
O desafio das inteligências artificiais
Atualmente, um dos exemplos mais impressionantes de IA é o ChatGPT, um chatbot que consegue gerar textos de forma praticamente indistinguível dos humanos. Criado pela Open AI, ele se tornou o aplicativo com um crescimento vertiginoso e impressionante. Ele pode ser usado para diversas finalidades, desde escrever artigos até contar piadas.
O ChatGPT e as demais ferramentas de IA podem trazer benefícios para a sociedade, como aumentar a produtividade, a criatividade e a inovação. Porém, eles também podem ameaçar empregos de humanos, que podem acabar sendo substituídos por máquinas mais eficientes, baratas e disponíveis.
Diante tal cenário, é preciso estar atento às mudanças que a IA já provou e ainda pode provocar no mercado de trabalho, se preparando adequadamente para elas. Algumas dicas são:
- Buscar estar sempre atualizada sobre as novas tecnologias e seus usos;
- Explorar novas oportunidades de trabalho proporcionadas pela IA, como desenvolvedores de sistemas, consultores de ética, analistas de dados e educadores digitais;
- Desenvolver habilidades que serão dificilmente replicadas por máquinas, como pensamento crítico, colaboração, criatividade e comunicação;
- Participar e propor debates sobre os impactos éticos, sociais e econômicos da IA e defender os direitos dos trabalhadores humanos.
A inteligência artificial é uma realidade que não pode ser ignorada. Ela pode trazer tanto oportunidades quanto desafios para o mundo do trabalho. Cabe a nós nos adaptarmos a ela e aproveitarmos seus benefícios sem deixar de lado os valores humanos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção