Conecte-se conosco

Tecnologia

5G: O futuro chegou! Conheça as áreas da economia mais beneficiadas

Processo de implantação da internet de quinta geração segue em andamento no Brasil. Projeção gera otimismo para diversos setores.

Publicado

em

O Brasil segue avançando na corrida pela rede 5G e já começou a ativar antenas em todas as capitais do país. Além da conexão de uma quantidade maior de dispositivos, a internet de quinta geração promete revolucionar com uma velocidade até 10 vezes maior que a antecessora 4G.

Dados do antigo Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgados no ano passado, traçaram um panorama otimista sobre o impacto da nova internet no Brasil.

A projeção é de que o uso do 5G nas empresas, multinacionais e startups pode atingir R$ 101 bilhões de lucro para a economia nacional até 2031, gerando mais de 22,8 milhões de empregos ao redor do mundo até 2025.

Com a chegada da nova rede, algumas áreas da economia serão mais atingidas do que outras. Especialistas reunidos pelo PiaR Group relacionaram quais setores serão mais impactados. Veja abaixo.

Games

A previsão é de que o 5G agregue ainda mais ao universo gamer, com ascensão em todos os aspectos: servidores, tempo de download, Cloud Gaming e elevação de nível nos jogos mobile com Realidade Aumentada.

Dentre as principais melhorias já observadas pelos usuários de jogos mobile estão uma melhor velocidade de download e baixa latência, que consiste no tempo entre o acionamento de um comando e a execução final.

Com a rede 4G, a latência costuma ser de 80 microssegundos. No 5G, ela reduz para 1 a 5 microssegundos. Isso gera uma diferença enorme na experiência dos jogadores.

Varejo

Com o aumento da conexão de internet no mundo, o 5G tende a ampliar o uso da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT).

Os consumidores sentirão isso no avanço de produtos que operam de maneira interconectada. Varejistas e e-commerces, em geral, terão novas facilidades em etapas burocráticas, como o pagamento.

Além disso, espera-se que o 5G facilite o desenvolvimento de tecnologias, como realidade virtual, lives commerce, metaverso e outras.

Educação

O setor educacional viveu mudanças sensíveis nos últimos anos, com a popularização do Ensino a Distância (EaD) e de plataformas que auxiliam no aprendizado.

O 5G deve facilitar o acesso a soluções tecnológicas, como IA, big data e realidade virtual, que podem aprimorar as estratégias didáticas.

Indústria

No que se refere à indústria, a aposta é de que ela atuará de maneira mais rápida e, cada vez mais, com ferramentas automatizadas. Com uma comunicação mais veloz entre máquinas, sistemas e robôs, a teleoperação será fortalecida.

A internet móvel de quinta geração será de extrema utilidade para a indústria gráfica, por exemplo. Além de otimizar processos, possibilitará um acompanhamento mais personalizado dos clientes.

No caso da indústria têxtil, a inovação é hoje um elemento imprescindível. Com tecnologia e internet rápida, tudo fica mais fácil, desde a melhoria dos produtos, com desenvolvimento de tecidos inteligentes, até a redução do impacto ambiental.

Saúde

Com a pandemia da covid-19, o setor de saúde viveu um intenso processo de digitalização, uma tendência que deve ser potencializada ainda mais com a chegada do 5G.

Aspectos como telemedicina, exames e outras ferramentas ficarão mais ágeis e otimizados. Além disso, espera-se reduzir o tempo de permanência de pacientes em clínicas, hospitais e pronto-atendimentos.

Inteligência Artificial

A rede 5G acelera o compartilhamento de dados em tempo real, e isso deve impactar diretamente na eficiência da inteligência artificial, tanto no setor público quanto no privado.

Construção Civil

A construção civil também é um dos setores beneficiados pelo 5G. Com uma melhor conexão de internet, engenheiros e operários conseguem, hoje:

  • monitorar o andamento das obras em diferentes pontos;
  • captar informações por meio de rastreadores inteligentes,
  • identificar trabalhadores;
  • fazer o geoprocessamento de áreas produtivas e improdutivas da obra;
  • gerar insights a partir dessas informações para melhorar o desempenho da construção.

Finanças e formas de pagamento

No caso das fintechs (bancos digitais como Nubank, Inter e outros), o 5G beneficia e facilita diversos processos, desde a criação de novos produtos até novos meios de pagamento.

Eventos

O setor de eventos precisou se reinventar durante a pandemia da covid-19. O 5G veio para facilitar esse processo. O que antes parecia impensável e coisa de outro mundo, agora é realidade, graças a soluções tecnológicas.

Com dados, orçamentos rápidos e ferramentas de interação, toda a organização de um evento será aprimorada com o uso de internet rápida.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS