Conecte-se conosco

Bancos

Investir no Nubank é assumir maior risco e menos rentabilidade, avalia Capital Research

Apesar da segurança do Fundo Garantidor de Créditos, dinheiro aplicado na conta do Nubank pode não ser melhor opção de rendimento.

Publicado

em

Com mais de R$ 17 bilhões depositados na conta do Nubank, os usuários têm escolhido a fintech por ser uma empresa moderna e que dispõe de excelente atendimento. Em grande parte, esses recursos são referentes à reserva de emergência. A questão é se realmente é uma boa alternativa aplicar o dinheiro nos produtos e serviços financeiros do Nubank, considerando os riscos e benefícios. De antemão, a Capital Research diz que não. 

Os motivos para a resposta negativa estão descritos em um relatório, com assinatura do analista-chefe Samuel Torres. Para ele, ao pensar sobre investimento, as recomendações seguem o mesmo padrão. É necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada ativo, observando a rentabilidade, risco, liquidez e, inclusive, o nível de segurança financeira do credor. Neste caso, o risco de crédito do Nubank está em destaque.

Investimentos no Nubank

A conta digital e o Recibo de Depósito Financeiro (RDB) são duas opções de aplicações do Nubank, com riscos distintos. A conta do Nubank possui liquidez diária e rendimento de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Nesse caso, os recursos são separados do patrimônio da empresa, o que acarreta um risco baixo, ainda que o resgate possa ser tardio. 

Já o RDB é similar a um Certificado de Depósito Bancário (CDB), em que a fintech toma por empréstimo o dinheiro aplicado pelos clientes e, em devolução, paga 100% do CDI. Ainda na categoria há o Resgate Planejado, com rendimento de até 118% do CDI, mas sem liquidez diária, pois está combinado com o patrimônio do banco. A vantagem do RDB é que ele conta com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$ 250 mil por CPF. Porém, como destaca o analista da Capital Research, o dinheiro do Fundo não é infinito e não seria capaz de resguardar a falência no sistema bancário.  

Risco de crédito do Nubank

Um indicativo para mensurar o risco de crédito de uma instituição financeira é o índice de Basileia. Os números do Nubank são altos, estando em 62,8% no primeiro semestre de 2020, o que apresenta mais confiança para os investidores. No entanto, para Torres, vale uma reflexão: “Os vários aumentos de capital que o Nubank recebeu de seus acionistas nos últimos anos ajudaram bastante a manter a Basileia alta. E a necessidade desses aportes ocorreu justamente porque o banco nunca gerou lucro”, disse.

O Nubank alega que não gerar lucro é uma opção, já que prefere incentivar o crescimento acelerado e aportar mais clientes. Essa estratégia tem dado certo, mas será que permanecerá assim? Ainda no relatório, Torres estudou o resultado bruto da intermediação financeira. “Foi aí que eu vi algo estranho. Primeiro, que até 2019, o Nubank estava sofrendo perdas significativas nessa linha. Daí, quando fui ver o que aconteceu em 2020, foram duas surpresas. A primeira, é que o Nubank começou a colocar as receitas e despesas relacionadas a tarifas dentro do resultado de crédito, que é algo que até 2019 ele não fazia e é algo que nunca vi nenhum banco fazer”.

Outro ponto considerado foi a distinção nos resultados de intermediação financeira, no primeiro semestre de 2019. “Seria leviano de minha parte afirmar que o Nubank está maquiando os números. Mas, no mínimo, posso afirmar que essa maneira ‘única’ de reportar os números dificulta a avaliação de risco do banco”, afirmou. 

“Não vejo sentido em deixar o dinheiro aplicado no Nubank, a não ser que seja pela comodidade e seja um dinheiro pequeno para pagar as contas do dia a dia, que praticamente não fará diferença se está rendendo a 100% ou 120% do CDI. Nesse caso, se realmente for deixar o dinheiro lá, a Nuconta apresenta um risco menor e tem a mesma rentabilidade que o RDB”, ressaltou o especialista.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS