Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

IPCA-15 em alta e expectativa pelo Fed pesam no Ibovespa: -0,70%

Alta de 0,89% do índice em agosto supera previsão de analistas

Publicado

em

Crédito: Infomoney

Maior variação para o mês de agosto, desde 2022, IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Base 15) subiu 0,89% este mês – superando a previsão de 0,82% do Refinitiv – o que está ‘pesando’ no Ibovespa, que às 10h50 operava em queda de a 119.371,66 pontos.

Futuros em ascensão – Como resultado desse dado negativo, os juros futuros de curto prazo ensaiam ascensão expressiva, como reflexo da percepção de que o Banco Central (BC) terá de iniciar um ‘ciclo mais forte de alta dos juros’, levando em conta a possibilidade de ‘amenização do clima político nacional’.

Tensão pelo Fed – Em que pese as boas notícias externas (commodities em alta, melhoria econômica chinesa e nova vacina ianque), o mercado mantém certa tensão, em compasso de espera pelas declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que participa na sexta (27) de simpósio nos EUA.

Alta moderada – Por volta das 10h25, o índice dólar DXY operava em alta de 0,16%, enquanto o euro recuava 0,11% contra o dólar (a US$ 1,17), e a libra cedia 0,16% (a US$ 1,37). Frente ao iene, a moeda americana aumentava 0,20% (a 109,94 ienes).

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS